Tarde de alegria e integração marca celebração ao Dia da Pessoa Idosa em Lages

Por Luiz Del Moura

Mais de 250 pessoas participaram das atividades promovidas pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, em uma tarde de convivência, informação e valorização da melhor idade

O Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini se transformou em um espaço de afeto, dança e cidadania na última sexta-feira (3 de outubro), para comemorar o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. Promovida pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages, a programação reuniu mais de 250 pessoas, em uma tarde repleta de atividades culturais, informativas e recreativas, que proporcionaram momentos de integração e bem-estar à população 60+.

De acordo com a secretária Suzana Duarte, o evento superou as expectativas e o dia foi marcado por emoção e alegria. “Foi uma tarde maravilhosa, com centenas de pessoas idosas participando. Tivemos fala sobre os direitos da pessoa idosa, alongamento, declamação de poesias e até a apresentação de um gaiteiro de 10 anos, que ajudou a animar ainda mais o bailinho. Foi um verdadeiro encontro de gerações”, destaca.

Além do bailinho da melhor idade, a programação contou com atividades de conscientização, alongamento físico, apresentações culturais e entrega de mudas, em uma parceria com outras secretarias municipais. “A ação foi preparada com muito amor e carinho pela nossa equipe, em conjunto com a Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, Serviços Públicos e a Semasa, que doou as garrafinhas de água. Também com o apoio da secretaria de Assistência Social, que encaminhou a educadora física para as atividades”, ressalta Suzana.

Sob a temática “Dia de Viver e Brilhar 60+”, Suzana explica que é papel do poder público disponibilizar esse tipo de ação que valoriza a qualidade de vida da pessoa idosa. A empolgação do público presente mostrou a importância de iniciativas como essa. “Muitas pessoas nos disseram que já não aguentavam mais ficar em casa e, quando ouviram o convite pela rádio, decidiram participar. Estavam alegres, dançaram, se divertiram, foi realmente uma tarde especial. Momentos como esse trazem vida, alegria e acolhimento para quem tanto contribuiu com a nossa cidade”, acrescenta a secretária.

Pensado para acolher e valorizar as pessoas idosas do município a atividade foi elaborada para incentivar o envelhecimento ativo, saudável e digno, promovendo qualidade de vida, socialização e o fortalecimento de vínculos. A proposta da secretaria é ampliar cada vez mais as oportunidades para que as pessoas idosas se mantenham ativas e incluídas nas atividades culturais e sociais de Lages. “Nosso olhar é de cuidado integral, para promover autonomia, cidadania e integração social. Esses momentos mostram que envelhecer pode e deve ser sinônimo de alegria e participação”, conclui Suzana.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Lucas Centenaro e Iago Matias

Leia também

Deixe um comentário