Circuito da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina passará por Lages nesta quinta-feira – dia 9 de outubro – e vias serão submetidas a mudanças desde a noite de quarta

Por Luiz Del Moura

Vamos pedalar?! Você poderá dar um a pausa na rotina corrida de meio da semana e admirar os mais de 100 atletas ciclistas nacional e internacionalmente famosos e premiados por suas habilidades no ambiente outdoor. É gente grande do Brasil e do estrangeiro. Vem ver!

A Prefeitura de Lages informa à população: O maior evento de ciclismo do Brasil, um dos exponenciais internacionalmente e um dos mais admirados de Santa Catarina, irá desbravar as riquezas naturais do Estado e está a poucas horas de acontecer em Lages – no dia 9 de outubro, próxima quinta-feira, a partir de 13h, com a largada oficial de Lages para Urubici, em um trajeto de 141 quilômetros. Trata-se da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina. Em decorrência do evento, o tráfego de veículos e a utilização de pontos de estacionamento rotativo em algumas vias da região central do perímetro urbano do município serão submetidos a alterações passageiras, com a finalidade de se atribuir segurança aos atletas participantes da competição em seu percurso, aos motoristas da cidade e aos pedestres em travessia.

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) irão atuar na operacionalização de sinalização dos locais e orientação a motoristas, amparada pela Polícia Militar (PM).

Portanto, atenção:

Largada em 9 de outubro, às 13h, na Praça João Costa

A partir do período das 19h de quarta-feira (8 de outubro), até as 13h de quinta feira (9 de outubro), estará fechada ao uso toda a área de estacionamento ao ar livre – rotativo Área Azul – da rua Presidente Nereu Ramos [lados direito e esquerdo], bem como as vagas de estacionamento disponibilizadas nos lados direito e esquerdo da rua Correia Pinto no trecho desde o entroncamento com a rua Aristiliano Ramos até a rua Presidente Nereu Ramos, portanto, desde a loja Kopenhagen.

Na quinta-feira (9 de outubro), a partir das 9h, até a largada do evento, às 13h, na mesma data, o trânsito de veículos estará interditado ao longo da rua Nereu Ramos.

Na mesma data e horário – quinta-feira (9 de outubro), a partir das 9h, até a largada do evento, às 13h, o trânsito de veículos estará totalmente bloqueado somente no trecho da rua Correia Pinto desde a esquina com a rua Aristiliano Ramos até o seu entroncamento com a rua Nereu Ramos, sendo facultado aos condutores tomar as rotas alternativas de dobrar à esquerda na rua Aristiliano Ramos [loja Kopenhagen], rumo à rua Frei Rogério, ou descer à direita antes, no semáforo com a rua Caetano Vieira da Costa [Banco Bradesco], sentido Terminal Urbano de Transporte Coletivo/Rua Quintino Bocaiúva.

Previsão de liberação total e retorno da normalidade em todos estes endereços para as 14h do mesmo dia.

Em Lages será a etapa Outubro Rosa

A etapa Lages está denominada “Outubro Rosa – Cuidado com a Saúde da Mulher – Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer do Colo do Útero”, pois a campanha nacional está em andamento em todo o Brasil. Este consiste no Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher com a Unidade Móvel Saúde da Mulher (“Carreta da Saúde da Mulher”), lançado em Lages na sexta-feira (3 de outubro).

A Unidade Móvel percorrerá as regiões do Estado {começando por Lages e Dionísio Cerqueira} para reduzir a fila de espera por mamografias e ultrassonografia. Devidamente aparelhado, o veículo permanecerá em Lages por 45 dias, incluindo a data de dia 9 de outubro, quando a cidade sediará uma das etapas do circuito da Volta Ciclística de Santa Catarina.

Promotores

A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 consiste em uma realização da Associação de Apoio à Cultura e Esporte de Santa Catarina (Aacesc), Grupo Corre Brasil, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Governo do Estado de Santa Catarina, UCI America Tour – União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC). Tem o patrocínio da Soul Cycles, RVB Malhas, Disauto Autopeças, Free Force, Biogás/AUNNAShimanoPowerade, Água Crystal e VZAN.

Possui patrocínio institucional da Fesporte e Governo de Santa Catarina, com supervisão da UCI America Tour, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), e propiciada pela Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina (Aacesc) e Grupo Corre Brasil.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Fábio Pavan

Leia também

Deixe um comentário