Com o avanço acelerado da tecnologia, os golpes digitais estão se tornando cada vez mais sofisticados e a inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel preocupante nesse cenário. Essa nova geração de fraudes digitais é mais convincente e difícil de detectar, exigindo atenção redobrada e conhecimento para evitar prejuízos. Saiba como esses golpes funcionam, como identificar sinais de manipulação por IA e, principalmente, como se proteger.
A IA elevou o nível da enganação. Antes, os golpes tinham erros de ortografia, voz robótica, ou imagens ruins. Agora, tudo parece legítimo. Por isso, é preciso estar atento a alguns detalhes para não cair neste tipo de golpe:
- urgência extrema e pressão para agir rápido são clássicos desse golpe;
- fique atento a vozes com desespero, tristeza ou urgência artificial;
- vozes que parecem levemente robotizadas, expressões visuais estranhas em vídeos ou movimentos faciais que não batem com a fala;
- alguém falando algo que você sabe que aquela pessoa não diria.
Uma dica importante é sempre confirmar por outro canal se é realmente aquela pessoa. Além disso, alguns outros cuidados podem te ajudar a se proteger desse tipo de golpe. Ative a verificação em duas etapas em seus aplicativos, evite expor sua voz e imagem desnecessariamente, quanto mais vídeos e áudios seus estão na internet, mais material a IA tem para simular você. Nunca clique em links de mensagens suspeitas, cuidado com a exposição de dados em redes sociais e utilize fontes confiáveis.
Confira abaixo alguns golpes com inteligência artificial, que ganharam versões mais sofisticadas e difíceis de identificar:
Parente pedindo ajuda – Esse tipo de golpe — conhecido e antigo — agora ganhou um novo nível de sofisticação. Com a inteligência artificial, criminosos conseguem clonar vozes reais a partir de áudios públicos disponíveis na internet, tornando a farsa ainda mais convincente.
Vídeo falso com famoso – Você recebe um vídeo no WhatsApp. Nele, alguém que você já viu na TV ou nas redes sociais conversa diretamente com você e apresenta uma oportunidade única de investimento. A oferta é exclusiva e com retorno garantido. A linguagem é envolvente. A imagem é perfeita. A voz é idêntica. O cenário, profissional. Tudo parece verdadeiro. Esse tipo de vídeo não circula só no WhatsApp. Ele pode aparecer como anúncio, em grupos de mensagem, em páginas nas redes sociais e até em sites que parecem confiáveis.
Links de phishing – Você recebe uma mensagem por e-mail, SMS ou WhatsApp com um link. Pode ser um alerta de segurança em alguma conta, uma promoção exclusiva, uma oferta relâmpago ou até um prêmio que você supostamente ganhou. A mensagem parece legítima. Você clica. A página que se abre imita perfeitamente o site oficial. Nessa página, são solicitados dados como nome, CPF, senha e número do cartão. Depois disso, começam as compras indevidas, tentativas de invasão e prejuízos.
Se proteger dessas fraudes potencializadas pela inteligência artificial virou parte da rotina digital. Ter atenção, checar informações e, quando bater a dúvida, contar com o Sicredi pode fazer toda a diferença.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados. Com presença nacional, o Sicredi está em todos os estados com mais de 3 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).