Infraestrutura, despoluição visual e observatório de desenvolvimento em pauta na reunião do Fórum das Entidades 

Por Claudio Santos

Sob a coordenação de Jeferson Rodrigo de Oliveira, os membros do Fórum das Entidades Empresariais reuniram-se nesta manhã (05), na MidiLages, onde trataram diversos assuntos ligados ao desenvolvimento socioeconômico da Serra Catarinense.

Uma das bandeiras defendidas pelas entidades da Serra Catarinense é a implementação de terceiras faixas no trecho da BR 282, entre a BR 116 e BR 101, em pontos considerados mais críticos, para dar mais segurança aos motoristas e melhor trafegabilidade. O vice-presidente de Infraestrutura da ACIL, Anderson de Souza, reportou que o DNIT havia ficado responsável pelo projeto das terceiras faixas, porém até o momento não foi realizado. Relembrou que o Governador Carlos Moisés se comprometeu em repassar R$ 50 milhões para esta obra.

Outro assunto debatido na reunião foi a poluição visual no Centro de Lages, com placas de identificação de lojas, avanço de marquises e publicidade em locais inadequados. Essa situação preocupa, não apenas arquitetos, mas também empresários que fazem parte da ACIL e CDL.

Em seguida, os arquitetos Malek Ráu Dabbous, Lilian Fabre e Rafael Krahl, apresentaram o projeto Lages Limpa que tem como objetivo a despoluição visual do Centro de Lages, proporcionando um ar mais harmônico para a cidade. Através de uma parceria com a ACIL e CDL, eles também propõem a criação de normas, por meio de uma Lei de Ordenamento da Paisagem Urbana, para preservação das fachadas históricas. Dabbous destacou que a ideia é orientar em relação ao uso ordenado de publicidade, padronização de cores e preservação dos detalhes arquitetônicos das fachadas, tornando o Centro um local agradável visualmente, complementando a revitalização realizada pela Prefeitura de Lages.

Finalizando a reunião, o reitor da Uniplac, Kaio Amarante, levou os presentes para conhecer o Observatório de Desenvolvimento Social e Econômico que está sendo implantado na universidade com o objetivo de organizar dados e informações sobre a região que possibilitem a realização de projetos que auxiliem no desenvolvimento social e econômico da Serra Catarinense.

Leia também

Deixe um comentário

dezessete + 20 =