Os peixes serão comercializados ao valor único de R$10 reais o quilo. Será necessário adquirir senhas antecipadamente para a aquisição do produto
Serão disponibilizados aproximadamente mil quilos de peixes frescos, sendo 600 quilos para o bairro Santa Helena e 400 quilos para o bairro São Pedro. Trata-se de espécies como tilápia, jundiá, carpa capim, carpa húngara e cat fish, comercializados ao valor único de R$ 10,00 o quilo.
Para ambas as feiras serão distribuídas senhas antecipadamente, sendo indispensável a apresentação da mesma para a aquisição dos peixes. Serão disponibilizados até cinco quilos por pessoa. Quem comprar na feira, levará para casa gratuitamente um pé de alface, produzido nas estufas do Horto, aliadas à produção dos peixes pelo sistema de aquaponia.
No bairro São Pedro, que atenderá também a região do Morro do Posto, a feira será realizada das 9h às 12h, na igreja do bairro, localizada na rua Professor Simplício. Serão disponibilizadas 100 senhas, que serão entregues nesta quarta-feira (20), a partir das 8h30 no Mercado do Vone.
Já no bairro Santa Helena, a feira acontecerá na Associação de Moradores, das 15h às 17h. A distribuição das senhas também será na Associação, nesta quarta-feira (20), a partir das 8h30.
A aquisição dos peixes é realizada em parceria com a União Rural de Lages (Unir), que compra diretamente dos piscicultores que residem na região, parceiros do programa Peixe na Mesa.
Programa incentiva melhoria da renda dos piscicultores da região
O programa Peixe na Mesa foi lançado em dezembro do ano passado, com o objetivo de incentivar a piscicultura na região e impulsionar o incremento na renda dos piscicultores que possuem pequenas propriedades.
Desde seu início, a Secretaria de Agricultura já realizou duas entregas de alevinos aos piscicultores das localidades do interior do município, totalizando mais de nove mil alevinos entregues.
A ideia é que a prefeitura colabore com a doação dos alevinos e os produtores os levem para seus criadouros, nos açudes de suas propriedades e posteriormente comercializar os peixes a valor mais acessível para a população. “Nossa intenção é promover a feira uma vez por mês. Estamos intensificando devido à proximidade da Semana Santa. Os produtores terão acesso aos alevinos, que serão entregues pela prefeitura, e poderão criá-los junto dos outros peixes de sua propriedade”, informa o secretário da Agricultura e Pesca, Ozair Coelho (Polaco).
Atualmente, 90 produtores estão no Programa Peixe na Mesa. Piscicultores interessados em receber os alevinos devem efetuar seu cadastro na Secretaria da Agricultura e Pesca, localizada no bairro Universitário, portando documento oficial de identidade com foto.
Texto: Aline Tives
Foto: Toninho Vieira