Inscrições para as Sapecadas encerram com mais de 600 composições para a seletiva

Por Luiz Del Moura

A próxima etapa agora será a realização da triagem que acontecerá no Auditório do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini

Encerrou nesta terça-feira (2), o prazo para as inscrições de composições para a 22ª Sapecada da Serra Catarinense e a 30ª Sapecada da Canção Nativa, e a Fundação Cultural de Lages por meio da coordenação das Sapecadas contabilizou 161 inscrições para a Sapecada da Serra e 456 para a Sapecada da Canção Nativa, em um total de 617 envios.

A próxima etapa agora será a realização da seletiva (triagem) que acontecerá no Auditório do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini no próximo fim de semana, nos dias 5, 6 e 7.

Segundo o regulamento das Sapecadas: “…a Comissão Julgadora selecionará dezesseis (16) composições que participarão da 22ª Sapecada da Serra Catarinense, e outras 16 composições para a 30ª Sapecada da Serra Catarinense durante a realização da 34ª Festa Nacional do Pinhão”. As Sapecadas acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de maio no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

O coordenador das Sapecadas, Mário Arruda, celebra os números das inscrições. “Sapecada é um dos festivais que contempla dois festivais no mesmo evento, um de nível estadual (Santa Catarina), e outro de nível internacional, a Sapecada da Canção Nativa. Sendo que os artistas de Lages e do estado têm a oportunidade de participar dos dois festivais simultaneamente, o que favorece a produção cultural local, desenvolvimento musical na parte de composição de letra e música. Também temos a geração de emprego e renda com esta ação. Dentro da cadeia produtiva estão os estúdios, músicos, intérpretes, letristas, musicistas, produtores, arranjadores, Instrumentos, equipamentos e outros. Aumentamos as participações com relação ao ano de 2023, principalmente na Sapecada da Canção Nativa. Uma boa maneira de celebrarmos as 30 edições da Sapecada”.

Como funciona a triagem (seletiva)?

A primeira etapa é a inscrição por meio do portal das Sapecadas de forma on-line. No sistema, os autores enviam letra, gravação da composição em estúdio e preenchimento de um banco de dados com informações dos autores de letra e música. Os sete jurados elencados pela organização das Sapecadas, nos dias da triagem (seletiva), analisam letra e música dos inscritos. A letra é exibida por um telão e, a cada análise, a gravação enviada pelos compositores é ouvida pela comissão. Neste momento não há identificação dos autores para os avaliadores.  A banca é formada por dois letristas, dois intérpretes, e também jurados ligados à música com representações regionais e também de todo o Brasil. Depois do processo da escolha das 16 composições para cada evento (Sapecada da Serra e Sapecada da Canção), a equipe organizadora publica os nomes dos compositores.

Mario Arruda reforça que o processo é transparente e aberto ao público. “Os apreciadores da música podem acompanhar toda a triagem no Mercado Público e tomar um chimarrão com a equipe”.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, as Sapecadas são a maior representatividade da música nativista na Festa Nacional do Pinhão. “É um dos principais atrativos da Festa, e o que mais agrega o sentimento nativista nas pessoas que adoram prestigiar os artistas das Sapecadas. Para este ano, pretendemos marcar a 30ª Sapecada da Canção Nativa com o destaque que o festival merece, ou seja, uma das maiores celebrações da música nativista no mundo”, comenta.

A 22ª Sapecada da Serra Catarinense e a 30ª Sapecada da Canção Nativa são promovidas pela Prefeitura de Lages por meio da Fundação Cultural (FCL) com o apoio da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense).

Serviço

  • O quê? Triagem (seletiva) das composições para as Sapecadas da Serra e da Canção Nativa 2024
  • Quando? Dias 5, 6 e 7 de abril. Abertura às 19 horas da sexta-feira (5)
  • Onde? Auditório do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini

Texto: Fabrício Furtado

Foto: Fabrício Furtado (acervo FCL)

Leia também

Deixe um comentário

8 − dois =