Secretaria da Educação inicia entrega de mil kits com materiais pedagógicos sobre o Programa Cidadania Fiscal

Por Luiz Del Moura

Itens são destinados aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 20 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) pertencentes ao Sistema Municipal de Educação

A Secretaria Municipal da Educação iniciou, na manhã esta segunda-feira (5 de maio), a entrega de mil kits com materiais pedagógicos sobre cidadania fiscal. Os itens são destinados aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 20 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), do Sistema Municipal de Educação.  A cerimônia simbólica de entrega dos kits foi realizada na Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral, do bairro São Francisco.

Resultado da parceria da Prefeitura de Lages e Controladoria Geral da União (CGU), os kits são formados por revistas em quadrinhos e atividades para colorir que tratam da cidadania fiscal de maneira lúdica. Com os personagens da Turma da Mônica como protagonistas, os materiais estimulam o uso consciente de recursos públicos e a importância da participação social, contribuindo para a construção de uma cultura de responsabilidade coletiva e valorização do bem público.

A Prefeita Carmen Zanotto realçou a qualidade dos kits e a importância da educação fiscal para a formação de cidadãos mais conscientes em relação à destinação do dinheiro público.  “Só estamos aqui porque a secretaria aderiu ao projeto da Controladoria Geral da União (CGU). Nossos estudantes das Emebs receberão kits maravilhosos. Quando falamos em cidadania fiscal, nos referimos ao pagamento de impostos. É com esse imposto arrecadado que se torna possível realizar obras e comprar os materiais. Por isso, a educação fiscal é importante, para que se possa aprender a cuidar melhor do dinheiro público”, ressalta a Prefeita Carmen.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou o compromisso em oportunizar uma educação de qualidade às crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação. “Hoje entregamos mais de mil kits sobre cidadania fiscal. É mais uma ação concreta que demonstra nosso comprometimento em oferecer uma educação pública de qualidade”, enfatiza o secretário Cristian.

O Programa de Cidadania Fiscal é realizado no município de Lages desde o ano de 2012, à época sob a coordenação do professor Dr. Cristian de Oliveira, atual secretário municipal da Educação,

Disseminadores da Cidadania Fiscal já realizaram seu Encontro de Formação

O Auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) sediou, no dia 17 de abril, a 1ª Formação de Disseminadores da Cidadania Fiscal. O evento de formação foi voltado à capacitação de profissionais da educação para a inserção da cidadania fiscal no contexto dos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) de Lages.

A formação foi conduzida pela professora formadora, Simone Stank, e contou com a presença de 87 participantes, entre eles 50 professores e 37 coordenadores pedagógicos. O principal objetivo do encontro foi orientar sobre como o Projeto de Cidadania Fiscal pode ser desenvolvido nas unidades de ensino, fortalecendo o papel da educação na construção de uma sociedade mais consciente e participativa.

Durante a programação, os educadores receberam informações sobre o modelo de escrita do projeto, materiais para pesquisa, sugestões de atividades pedagógicas e temas que dialogam com a realidade das crianças, além de livros de histórias que abordam a temática fiscal de forma lúdica e acessível.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário

5 + quinze =