Mais de 1.800 locais serão beneficiados. Facilidade de atendimento ao público, pois programação de exibições artísticas no Recanto do Pinhão, na área central, e na região do Estádio Municipal, como os bairros Sagrado Coração de Jesus e Coral, deve atrair contingente fora do comum em dias normais. Milhares de pessoas são aguardadas
As estações mais características e turísticas da região Sul, o outono, começou no Hemisfério Sul do planeta Terra em 20 de março e terminará em 20 de junho, com o equinócio do inverno. Portanto, o inverno inicia no dia 20 de junho e chega ao fim em 22 de setembro, quando a estação das flores, primavera, brilha no Brasil.
Outono e inverno formam o panorama perfeito para a Festa do Pinhão. Significam tempos de paisagens deslumbrantes pintadas de branco pela neblina, cerração, geada e neve; de sincelo em árvores com seus galhos, folhas e flores cristalizados; charme e elegância nos trajes de tricô; de gastronomia baseada em pinhão, fondues e pratos e bebidas quentes para aquecer o corpo e o coração, e de viagens e passeios por campos de araucária a cavalo e charrete, com hospedagens em pousadas de madeira e noites embaladas por bons vinhos em frente ao calor da lareira. Hora de café quente, chimarrão de erva-mate pura, cuca serrana, especiarias artesanais, comida de fogão à lenha, de colher bergamota direto do pé, música campeira ao violão, cheiro de terra úmida e o gélido orvalho do amanhecer e cair da tarde.
Lages torna-se mais visível aos olhos de outras regiões do Brasil, com acréscimo do fluxo de pessoas em circulação nos pontos turísticos da cidade, como Catedral Diocesana, Parque Jonas Ramos (Tanque), Morro da Cruz com vista panorâmica da área urbana, Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), praças, monumentos esculturais e museus, como o Histórico Thiago de Castro (MHTC) e Jonas Malinverni.
E para impulsionar a movimentação econômica neste período, alavancando a geração de postos de trabalho e de renda, com lucratividade em cafeterias, chocolaterias, lanchonetes, pastelarias, espaços de fast-food, casas de lanches rápidos [espetinhos de carne, batatas e frangos fritos], restaurantes de buffet e a la carte, cantinas, churrascarias, pizzarias, casas de doces [biscoitos, waffles, donuts e chocolates, como alfajores] e bolos com cafés e cappuccinos, vinícolas, pubs, bares, pontos de conveniência, padarias/panificadoras, supermercados, ambientes de alimentação em postos de combustíveis, lojas de souvenirs e rede hoteleira (hotéis urbanos, hotéis fazenda, pousadas tradicionais, pousadas boutique e resorts de campo), o Poder Executivo do Município, por intermédio da prefeita Carmen Zanotto assinou, na última semana, o decreto nº: 22.757, documento de autorização da expansão do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais do segmento de gastronomia, em caráter excepcional, em decorrência da Festa Nacional do Pinhão.
Ao longo do mês de junho será possível o atendimento ao público de portas abertas até as 23h30min aos estabelecimentos cujo horário de funcionamento está previsto para até as 22h em seu alvará de funcionamento. O decreto contempla restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chás, sucos e similares; bares, e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas.
Lages possui mais de dois mil estabelecimentos, entre hotelaria [hotéis, motéis, pousadas, restaurantes lanchonetes, bares e etc.] – dados do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Lages e Região (Sintratuhl). Dos quais, 1.800 deverão ter as vantagens desta uma hora e meia a mais de atuação, cálculo este feito pelo presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Lages e Região, João Paulo Rodrigues Junior. “Os casais, famílias e grupos de amigos que estarão no centro de Lages poderão aproveitar as atrações oferecidas pela Festa do Pinhão e ter seus jantares e lanches de maneira tranquila, sem pressa, mesmo depois que a agenda daquela noite terminar. Enquanto a engrenagem do turismo e dos eventos gira, os estabelecimentos faturam, ou seja, todo mundo ganha”, analisa Junior. O Núcleo setorial de Gastronomia da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages e da Associação Empresarial de Lages (Acil) está integrado por 30 estabelecimentos.
Facilidade de atendimento ao público, pois programação de exibições artísticas no Recanto do Pinhão, situado na área central – Praça João Costa, e na região do Estádio Municipal, como os bairros Sagrado Coração de Jesus e Coral, deve atrair contingente fora do comum em dias normais. Milhares de pessoas são aguardadas para assistir aos shows locais, estaduais, regionais e nacionais.
Temporada de bons ventos, com maiores chances de faturamento, lucratividade e sucesso
O presidente da CDL, Célio Bueno, expressa seu entusiasmo em relação ao decreto que permitirá a extensão do horário de funcionamento dos estabelecimentos gastronômicos e de bebidas até as 23h30min durante o mês de junho, por conta da 35ª Festa Nacional do Pinhão. “Esta é uma oportunidade significativa para a cidade, pois a Festa não apenas celebra as tradições locais, mas também incentiva a economia. Com esta medida, restaurantes, bares e lanchonetes poderão atender um número maior de visitantes, proporcionando uma experiência completa e inesquecível.” Célio acentua, ainda, que esta iniciativa fortalecerá a comunidade, criará mais empregos e mobilizará o comércio, convidando a todos a desfrutarem da Festa e vivenciarem a cultura e a gastronomia da região.
O diretor executivo da CDL Lages, Jhonathan Roberto da Silva, sublinha a relevância do decreto, lembrando ser a ampliação do horário uma excelente notícia ao setor gastronômico e à economia local. “A Festa atrai tanto turistas, quanto moradores, e a possibilidade de operar até mais tarde possibilitará que os estabelecimentos se destaquem ainda mais. Acredito que a decisão incrementará o consumo e promoverá a interação entre as pessoas, criando um ambiente festivo e acolhedor. Com a colaboração de todos, Lages pode transformar o mês de junho em um marco, e revelar a hospitalidade e a riqueza cultural da cidade, com a Festa Nacional do Pinhão.”
Cidade repleta de turistas com acolhimento, receptividade e acomodações à altura. “Ao longo da Festa Nacional do Pinhão queremos ver turistas felizes passeando pelas nossas belezas naturais e arquitetônicas, lageanos contentes porque têm trabalho e empreendedores satisfeitos devido à circulação de clientes e consumidores. Vamos todos fazer uma grande Festa do Pinhão”, comemora e realça a prefeita Carmen Zanotto.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos [imagens ilustrativas]: Fábio Pavan e Daniele Mendes de Melo