Embora seja uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, com 258 anos de história, Lages é também uma das mais modernas. Não por acaso, é reconhecida como importante polo científico, tem universidades de excelência, um respeitado portfólio de pesquisa agropecuária e empresas de tecnologia que ultrapassam fronteiras. Não bastasse isso, tem o primeiro Centro de Inovação do Estado, precursor de uma rede que hoje já conta com mais de 20.
Mas Lages quer ainda mais. Por isso, mobiliza lideranças e ativa o seu capital intelectual para seguir experiências exitosas. E um destes exemplos está bem perto. Florianópolis é quase um século mais antiga que Lages e, nos últimos anos, tornou-se um dos principais centros tecnológicos do Brasil.
O engenheiro civil Moacir Antonio Marafon é um dos nomes que ajudou a alçar Floripa a uma posição de destaque no país. Cofundador da Softplan, gigante do desenvolvimento de softwares, e vice-presidente de talentos da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Marafon tem aguçada visão sobre empreendedorismo e inovação.
Na última semana, ele esteve no Centro de Inovação do Orion Parque Tecnológico, em Lages, onde ministrou palestra a autoridades, empresários e acadêmicos. Durante pouco mais de uma hora, Marafon incitou os lageanos a estarem sempre em busca do sucesso, desenvolvendo habilidades, explorando potenciais e, principalmente, unindo forças.
“Eu vejo Lages no caminho da transformação. Em eventos como este, os principais atores estão reunidos discutindo o futuro da cidade. Pensem na educação, pensem nas pessoas, pois nada se faz sem lideranças preparadas”.

Lideranças acreditam que Lages está no caminho certo
O público presente à palestra de Moacir Marafon tem uma mesma percepção sobre o momento e o movimento da cidade: Lages está no caminho certo, tem feito o dever de casa e segue os bons exemplos, assim como o de Florianópolis.
A prefeita Carmen Zanotto lembra que o empreendedorismo foi introduzido como assunto de sala de aula na rede municipal de ensino, o que, para ela, é fundamental para consolidar esta cultura entre a população.
“Podemos reforçar ainda mais a unidade que está ocorrendo entre o setor produtivo, a sociedade civil e o poder público, pois isso vai fazer a diferença para toda a Serra Catarinense. Os eventos do Orion Parque fomentam ainda mais a busca pela inovação e despertam os nossos jovens para o quanto este mercado de trabalho ainda está aberto na nossa região”.
O presidente do Instituto Orion, Thiago Mazuhy Andrade, lembra que Lages já tem um histórico de iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à inovação.
“Inclusive no Orion, trazendo experiências não só de Florianópolis, mas também de outros polos. Vamos desenvolver ainda mais a área de talentos, formando as pessoas e proporcionando novas oportunidades para as famílias da região”.

Exemplo de Florianópolis pode gerar nova cultura em Lages
Fabiano Ventura, vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra e coordenador do Pacto pela Aceleração Territorial, destaca que uma das principais missões do programa é justamente trazer a Lages experiências exitosas de outros lugares.
“Florianópolis se baseou muito na união das pessoas. Os vários eixos econômicos, o setor público, as universidades, todos se uniram em prol do desenvolvimento e da inovação. E o Pacto vem com isso também. Inclusive, um dos nossos projetos é a escola de empreendedorismo e inovação. A ideia ainda é embrionária, mas nós chegaremos lá”.
Já o empresário Valmir Tortelli, presidente da NDDigital e um dos fundadores do Orion Parque Tecnológico, ressalta que as entidades de Lages estão se unindo para criar a cultura de empreendedorismo, tecnologia e inovação em busca de talentos que vão criar novos negócios.
“Foi o que aconteceu com Florianópolis, que saiu de uma cultura basicamente de turismo para uma cultura tecnológica. E nós precisamos fazer o mesmo, buscando novos desafios e oportunidades. É o momento de Lages dentro da indústria da inovação, que é limpa e de rápida transição”.
Realização do evento: Pacto pela Aceleração Territorial, Orion Parque Tecnológico, Orion Polo Acate Serra, Ecossistema Local de Inovação (ELI), NDDigital, Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Lages (Acil) e Fórum das Entidades Empresariais de Lages.
Texto e fotos: Pablo Gomes, jornalista, Orion Parque Tecnológico