Campanha convida a apadrinhar crianças com presentes até 11 de dezembro
A comarca de Lages é parceira da campanha Árvore Solidária, promovida pelo projeto Semear, que busca garantir um Natal mais feliz para crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa tem árvores com 100 cartinhas no Fórum Nereu Ramos e na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) para que a comunidade possa apadrinhar crianças com uma roupa e um brinquedo.
A ação busca inclusão social e cidadania. Para participar, basta escolher uma cartinha na árvore instalada no hall do Fórum Nereu Ramos, próximo ao elevador, indicar na lista quem é o afilhado e preparar os presentes. Os itens devem ser entregues na secretaria do fórum até o dia 11 de dezembro.
Ariane Basquerote, uma das organizadoras da ação, diz que, mais do que um gesto material, a campanha reforça valores de solidariedade e empatia. “Este é um momento para levar esperança e alegria a quem mais precisa”, reforça. A distribuição ocorrerá no dia 14 de dezembro, durante uma festa para celebrar o encerramento das atividades e o Natal.
Quem deseja colaborar de outra forma ainda pode adquirir uma cota de R$ 35 para a ceia das famílias que integram o projeto. As doações podem ser feitas pela chave Pix 46076111000182. “Será um dia para agradecer e para reconhecer o esforço dos nossos alunos e das mães, com a premiação dos alunos destaque – aqueles que estão empregados, concluíram algum curso ou são proativos na comunidade”, explica Ariane.
Sobre o projeto Semear
O projeto Semear Lages foi criado em 2015 com o objetivo de doar doces e alimentos a comunidades carentes de Lages. Com o advento da pandemia e o aumento considerável da desigualdade social, o projeto se reinventou e propôs à comunidade a realização de aulas cidadãs, nas quais mães e filhos participam do curso com o ideal de se tornarem agentes de mudança social.
Por meio de programas como o Qualificar para Transformar, Olhando para o Futuro e Formação de Lideranças, o projeto Semear Lages propõe às famílias a qualificação com dinamismo e desafios, e recebe sobretudo a mudança de perspectiva de vida dessas famílias, com o direito de sonhar e almejar um futuro promissor.
O projeto Semear conta com mais de 100 voluntários e atende a famílias dos bairros Caça e Tiro, Habitação, Ponte Grande, Morro Grande, Várzea e Bom Jesus. A sede do projeto está localizada na universidade, no laboratório e incubadora Midi.
NCI/TJSC – Taina Borges