Acil e Associação Rural trabalham na organização da Expolages 2024

Por Luiz Del Moura

A Expolages é um evento consolidado e que acontece anualmente há mais de 100 anos. A edição deste ano será entre os dias 8 e 14 de outubro, no Parque Conta Dinheiro, e organizada pela Associação Rural de Lages, em parceria com a Associação Empresarial (ACIL). No tocante à pecuária, as inscrições dos animais em todas as categorias já estão abertas. Além disso, os espaços externos estão praticamente fechados, assim como, os internos.

No tocante aos leilões de animais, a programação já está definida, com eventos voltados para reprodutores, específicos de cada raça, isso na quinta e na sexta-feira, dias 10 e 11. Para o sábado à tarde (12), acontece o leilão exclusivo de novilhas com um grande número de animais. Ainda no sábado, à noite, leilão de cavalos das raças crioula e quarto de milha. Para encerrar, na segunda-feira, 14, ocorre o tradicional leilão de gado geral, com oferta de animais das mais variadas classes, marcando o encerramento da Expolages.

Entre as particularidades, o fato de que as inscrições de cavalos praticamente já superam o número de baias disponíveis. Na próxima semana, em conjunto com a diretoria da Associação e Sindicato Rural, haverá uma reunião com as Associações de Criadores de Cavalos para a definição ou não da necessidade de ampliação dos espaços para abrigar os animais. No que se refere aos ovinos, a exposição será regional, uma vez que a nacional realizada no ano passado durante a Feira, desta vez, acontece em outra cidade. Quanto aos julgamentos, novas reuniões ainda vão acontecer para adequar os espaços e o recebimento dos animais, inclusive, dos considerados rústicos.

Por fim, conforme o presidente da entidade rural, Márcio Cícero Neves Pamplona, além dos tradicionais leilões e julgamentos, este ano, irá acontecer em paralelo com a Expolages, na cidade, um encontro estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que é gerido pelo Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Cerca de mil produtores que participam das atividades no Estado estarão em Lages. Um dos atrativos dos produtores será a visitação na exposição, agendada para a quinta-feira (10/10), à tarde.

Crédito foto: Paulo Chagas

Leia também

Deixe um comentário

cinco × um =