Amures e Cisama acolhem proposta de Inovação em Apicultura

Por Luiz Del Moura

O secretário executivo da Amures Walter Manfroi e o diretor executivo do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), Selênio Sartori receberam na tarde desta quarta-feira (07), solicitação do vereador Adenir Deucher, de Bom Retiro, para ajudar na implantação do Programa Regional de Inovação em Apicultura. A proposta é fortalecer o setor apícola com aumento de empregos e renda num trabalho a ser norteado pelo Cisama.

A reunião contou também com o agrônomo e pesquisador Carlos Alberto dos Santos, que apresentou um projeto com técnica de inseminação instrumental como ferramenta para o programa de melhoramento genético em abelhas. O processo permite aumentar significativamente a produtividade em relação ao sistema tradicional de produção.

A reivindicação é para se implantar uma estrutura administrativa para gerir a iniciativa com a regionalização do programa a todos os municípios da Amures. “Esta técnica de inseminação instrumental oferece a possibilidade de controlar e selecionar o lado paterno das abelhas e isso resulta em mais eficiência produtiva”, assegura Carlos dos Santos.

O ofício com a solicitação de apoio foi protocolado e será encaminhado ao presidente da Amures e ao Conselho Consultivo de Prefeitos, visto que a proposta foi apresentada também, ao secretário de Estado da Agricultura Valdir Colatto.

Leia também

Deixe um comentário

7 + 13 =