Empreendedor versus Empresário

Entenda as características e diferenças de cada um

Por Claudio Santos

Na dinâmica e competitiva economia atual, os termos “empreendedor” e “empresário” são frequentemente usados. No entanto, embora ambos desempenhem papéis fundamentais na criação e gestão de negócios, suas abordagens, características e objetivos podem ser bastante distintos. “Compreender essas diferenças é essencial para reconhecer as contribuições únicas de cada um no mercado e na sociedade”, pontua Fábio Farias –  cofundador da Nex Franchising.

Empreendedor

O empreendedor é aquele que identifica oportunidades e assume riscos para inovar e criar algo novo. Seu foco principal está na inovação, na identificação de lacunas no mercado e na criação de soluções únicas. Impulsionados pela paixão e pela aspiração de transformar o mundo, os empreendedores frequentemente iniciam seus empreendimentos a partir de ideias revolucionárias.

Contudo, o empreendedorismo não se limita à criação de negócios. Um indivíduo pode ser empreendedor em sua carreira, buscando crescimento pessoal e profissional. “Você pode começar como estagiário, assumir uma posição na empresa, se tornar CEO de uma marca ou de uma indústria. Essas pessoas também são empreendedoras. Além disso, aprender um novo idioma, fazer uma especialização ou buscar uma renda extra vendendo algo ou prestando um serviço são formas de empreender na vida pessoal’, explica Farias.

Empresário

Já o empresário é aquele que, além de ser empreendedor, assume a administração de um negócio. O empresário lida com questões mais complexas, como a gestão de um CNPJ, colaboradores, impostos e contabilidade. Ele precisa equilibrar a visão empreendedora com a eficiência operacional e a resiliência.

“Encontramos no franchising pessoas que são empreendedoras, mas quando é para exercer a função de empresário, de ter resiliência, de ter algumas coisas que são características do empresário, as pessoas não têm. E vem a frustração e o desânimo. O empreendedor é visionário, mas na administração não consegue alcançar os objetivos”, observa o especialista.

A relação entre ser empreendedor e ser empresário é complexa, mas essencial para o sucesso no mundo dos negócios. Um empresário possui uma mentalidade empreendedora para inovar e se adaptar às mudanças do mercado. No entanto, nem todo empreendedor deseja ou tem a capacidade de lidar com as responsabilidades gerenciais de um empresário.

De acordo com Farias: “Todo empresário é empreendedor, mas nem todo empreendedor é empresário”. Essa distinção é fundamental para entender os desafios e as oportunidades que cada papel oferece.

Compreender a diferença entre ser empreendedor e ser empresário é fundamental para quem deseja ingressar no mundo dos negócios. “Ambos os papéis são essenciais e complementares, contribuindo de formas únicas para o desenvolvimento econômico e a inovação. Reconhecer suas diferenças e similaridades pode ajudar negócios e empresas a alcançar um sucesso mais equilibrado e consolidado”, conclui Farias.

Fonte: Lucky Assessoria de Comunicação

Leia também

Deixe um comentário

3 − 2 =