Grupo Especial de Inspeção em Voo realiza vistoria no aeroporto de Correia Pinto

Por Luiz Del Moura

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realizou, no último sábado (11/02), um voo de homologação para obter informações sobre o desempenho do PAPI (Precision Approach Path Indicator) no aeroporto Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. Trata-se de um auxílio visual à navegação aérea instalado na parte lateral da pista que orienta o piloto sobre a posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso.

A inspeção foi agilizada, graças ao pedido realizado pela deputada federal e secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto ao comandante, do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Tenente Coronel, Jano Ferreira dos Santos.

A busca pela manutenção dos voos regionais é uma luta dos representantes da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e do Fórum das Entidades. Ao longo dos anos, várias reuniões e tratativas foram realizadas para que o aeroporto finalmente entrasse em funcionamento. A união de todos é fundamental para a continuidade dos voos na região.

“A vistoria é mais um passo para a homologação do PAPI, precisamos que os voos no nosso aeroporto sejam mantidos e não haja cancelamentos frequentes. Os voos diários são essenciais para o desenvolvimento da nossa região, continuarei acompanhando todo o processo e fazendo o que estiver ao meu alcance”, ressalta Carmen Zanotto.

De acordo com informações do DECEA, durante o voo, os pilotos inspetores analisaram o equipamento e verificaram se os requisitos técnico-operacionais estão sendo atendidos e, então, dar prosseguimento ao processo de homologação do PAPI. Após o voo, os dados coletados são enviados ao DECEA. A homologação do PAPI é concretizada apenas se os parâmetros captados atenderem aos requisitos técnico-operacionais.

Leia também

Deixe um comentário

15 + 16 =