A SCGÁS tem ampliado sua participação no mercado spot de gás natural, um mercado de compra e venda flexível, onde o gás é negociado a preços de curto prazo, de acordo com a demanda atual. No primeiro trimestre de 2025, a companhia adquiriu 2,6 milhões de m³ de gás natural, por meio de três fornecedores globais, o que contribui para a formação de um portfólio de gás mais competitivo e eficiente em Santa Catarina.
Em 2024, o mercado spot movimentou 40 milhões de m³ de gás natural no Brasil, com a SCGÁS e a MSGÁS respondendo por 15% desse volume. As negociações envolveram grandes empresas, como Galp, Shell, Edge, Trader, MGas e MTX, e resultaram em uma redução de custo de até R$ 0,50 por metro cúbico em comparação aos contratos tradicionais.
A SCGÁS tem buscado otimizar a operação uma vez que a regulação estadual (Resolução Aresc nº 73 Rev1) garante que as economias geradas nesse mercado sejam repassadas integralmente aos consumidores, com a redução refletida diretamente na conta gráfica. Essa ferramenta regulatória garante que o custo do gás e do transporte seja repassado ao mercado exatamente pelo valor pago pela concessionária aos fornecedores. A cada seis meses, é feita uma análise para comparar o preço repassado na tarifa com o preço efetivamente pago pela concessionária. Qualquer diferença positiva ou negativa é ajustada nas tarifas do semestre seguinte, a fim de garantir o equilíbrio entre concessionária e usuário.
Embora o volume adquirido no mercado spot represente cerca de 1% do total comercializado pela SCGÁS, essa atuação resultou em uma economia significativa para o mercado catarinense. Apenas no primeiro trimestre de 2025, a companhia conseguiu gerar uma economia de R$ 2,15 milhões para o setor. A SCGÁS tem focado em garantir que essa redução seja maximizada, com o objetivo de tornar o gás natural mais acessível e competitivo para os consumidores.
Como distribuidora de gás, o papel da SCGÁS é exclusivamente comprar o gás dos fornecedores e entregá-lo aos consumidores finais, sem qualquer acréscimo no preço da molécula de gás. Todo o esforço da companhia para diversificar os supridores e comercializadores é voltado para encontrar alternativas que permitam reduzir o custo do consumidor. A SCGÁS trabalha para otimizar o custo do gás e repassar esses benefícios diretamente aos consumidores, garantindo que o valor pago seja o mais baixo possível, refletindo exatamente o que foi adquirido no mercado.
A operação no mercado spot faz parte de uma estratégia mais ampla da SCGÁS, que inclui contratos flexíveis com diversos fornecedores. A empresa mantém atualmente dez contratos desse tipo, o que permite a avaliação mensal de oportunidades de compra com base nas condições de mercado. Essa flexibilidade permite que a companhia aproveite os momentos de baixa no preço do gás e melhore a eficiência de suas operações. Com essa estratégia, consegue reduzir custos, aumentar a segurança de suprimento e otimizar a tarifação para seus consumidores.
Além da redução de custos, a SCGÁS está em total conformidade com a regulamentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em relação aos contratos de transporte, garantindo que sua atuação no mercado spot não gere custos adicionais para os consumidores em cenários de oscilação de demanda, assegurando o balanceamento das operações de transporte (Função exercida pelos transportadores que movimentam o gás dos pontos de produção até os Estados). Esse alinhamento também ajuda a evitar penalidades em momentos de flutuação de consumo, oferecendo maior estabilidade e previsibilidade para os clientes.
O fortalecimento dessa estrutura comercial acompanha o crescimento do Mercado Livre de Gás Natural em Santa Catarina, onde grandes empresas passaram a fazer suas compras diretamente com fornecedores, desde janeiro de 2025. Esse avanço contribui para tornar o mercado de gás mais dinâmico e competitivo, o que beneficia diretamente os consumidores, com preços mais acessíveis e condições de fornecimento mais vantajosas. É importante reforçar que, mesmo no Mercado Livre, a atuação da SCGÁS permanece a mesma: distribuir o gás natural com segurança e eficiência.