A pesquisa é mensal e divulgada normalmente no início de cada mês, para que as famílias programem suas compras e se adequem ao orçamento doméstico
Segundo o coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch, este levantamento tem como objetivo orientar os consumidores e promover a transparência na comercialização de produtos essenciais. A análise apontou variações expressivas nos valores praticados entre os estabelecimentos, reforçando a importância da pesquisa de preços antes das compras.
A diferença de preços entre alguns itens podem chegar a 200%, entre um supermercado e outro. Os produtos de higiene pessoal foram os que mais apresentaram variação alta, como por exemplo o absorvente íntimo, o creme dental e o desodorante.
A pesquisa abrangeu sete supermercados: Alvorada; Angeloni; Brasil Atacadista; Fort; Martendal; Myatã e Stock Center. Foram pesquisados 41 itens, e também produtos especiais, sem açúcar, sem glúten e sem lactose.
A pesquisa da cesta básica, realizada pelo Procon, é mensal e divulgada normalmente no início de cada mês, para que as famílias programem suas compras e se adequem ao orçamento doméstico, conforme os valores apontados. Em algumas datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e nas festas juninas, o órgão preparou uma pesquisa específica contemplando os produtos mais comprados nestas épocas.
Texto: Aline Tives
Fotos: Fábio Pavan
Artes: João Francisco Custodio Maciel
Galeria