Entre os dias 16 e 20 de maio, o Sebrae/SC realizará em diversas cidades do Estado a 13ª edição da Semana do Microempreendedor Individual. A programação da Semana do MEI é totalmente gratuita e voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios. A programação contempla uma série de cursos, palestras, oficinas e consultorias personalizadas. Em Florianópolis e Joinville os empresários poderão contar com atendimento em tendas especiais montadas no Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público de Florianópolis, e em Jonville será na Praça Nereu Ramos, na Rua do Príncipe. Já nas demais cidades do Estado, a programação estará concentrada nas Salas do Empreendedor com mais de 70 Salas com programação especial na Semana do MEI. O empresário pode consultar a programação completa por meio do http://sebrae.sc/semanadomei2022.
De acordo com dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, atualmente Santa Catarina tem 506.488 microempreendedores individuais formalizados, o que representa 4,5% do total dos MEIs do Brasil. Desses, o comércio varejista lidera a lista, sendo 6,76% do total, seguido de cabelereiros, manicures e pedicures, com 6,39% do total.
A Grande Florianópolis é a região com o maior número de MEIs, totalizando 105,62 mil empresários formalizados, seguido do Norte do Estado, com 94,97 mil, Foz do Itajaí, com 85,72 mil, Vale do Itajaí, com 63,57 mil, Sul do Estado, com 61,16 mil, Oeste, com 37,62 mil, Serra, com 21,92 mil, Meio Oeste, com 19,33 mil, e Extremo Oeste, com 15,11 mil.
A coordenadora dos projetos de MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira, reforça a importância dessa pessoa jurídica. “O MEI exerce uma função muito importante para o desenvolvimento econômico do nosso Estado, e os próprios números demonstram isso. Por isso, esse ano a programação busca chamar a atenção para a importância da capacitação desses empresários, para que eles se mantenham sempre atualizados e em uma busca do desenvolvimento e do aumento da competitividade dos seus negócios”, comenta.
Declaração Anual do MEI
Todos os anos, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada – DASN-SIMEI. Essa declaração é gratuita e informa o faturamento que o MEI teve com o seu negócio ao longo do ano. O prazo de envio encerra em junho e por isso é importante adiantar os processos para não deixar para última hora. Dessa forma, além da programação de palestras e cursos, durante a Semana do MEI, o empresário terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC e das Salas do Empreendedor.
“Também iremos auxiliar na formalização de novos microempreendedores individuais e apoiar aqueles que são MEIs a verificar suas pendências e regularizar sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do MEI”, finaliza Aline.
Colaboração: Assessoria de Imprensa Sebrae Lages