Preparativos para o ano letivo de 2022 garantem retorno totalmente presencial na quarta-feira (09) de crianças e estudantes às unidades de ensino municipais

Por Luiz Del Moura

As atividades pedagógicas do Sistema Municipal de Educação de Lages iniciarão na quarta-feira (9 de fevereiro) para as mais de 16 mil crianças e estudantes matriculados nas unidades de ensino municipais. Diferentemente dos dois últimos anos, em 2022 o ano letivo será totalmente presencial, portanto os Centros Municipais de Educação Infantil (CEIMs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) receberão diariamente toda a comunidade escolar.

Com isso, as turmas da Educação Infantil do período integral, retornam com os atendimentos presenciais durante o dia todo, sendo as crianças atendidas nos CEIMs por até onze horas diárias, no horário das 07h30 até as 18h30. Já as crianças matriculadas em turmas do horário parcial, serão atendidas diariamente no período matutino ou vespertino por quatro horas.

Para os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais matriculados nas EMEBs, devem seguir os horários de cada unidade de ensino no período matutino ou vespertino.

Para garantir um início de ano letivo seguro, a Prefeitura do Município de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, tem orientado todas as unidades de ensino no que compete o cumprimento das medidas de proteção e prevenção da disseminação da Covid-19. Entre as práticas que devem ser mantidas em todos os ambientes pedagógicos estão, a utilização da máscara por todos profissionais da educação e estudantes maiores de 6 anos, a disponibilização do álcool e manutenção da limpeza e ventilação dos espaços.

Todos os regramentos para o início das atividades pedagógicas municipais estão descritos nos planos de contingências das unidades de ensino a partir das legislações estaduais atuais, como a Decreto Estadual nº 1669/2022, a Portaria Conjunta SES/SED/DCSC nº 79 e também a Nota Informativa Conjunta DIVE/DIVS/SUV/SES/SC nº 002/2022. Além disso, nos próximos dias o prefeito Antonio Ceron também publicará o decreto municipal com mais instruções acerca da prevenção da Covid-19.

Texto e foto: Gustavo Cezar Waltrick

Leia também

Deixe um comentário

vinte − seis =