Jesmel: Jogos Escolares do Sistema Municipal de Educação premia suas campeãs

Por Luiz Del Moura

Finais do futsal masculino e feminino – categoria até 14 anos – foram disputadas na tarde desta quarta-feira (25 de junho), no Ginásio Ivo Silveira. No feminino, a Emeb Santa Helena conquistou o título. Já no masculino, a campeã foi a Emeb Professor Osni de Medeiros Régis

A primeira etapa dos Jogos Escolares do Sistema Municipal de Educação (Jesmel) chegou ao fim na tarde desta quarta-feira (25 de junho). Foram três dias de competições, 46 partidas disputadas e cerca de 350 estudantes envolvidos, de 15 unidades do Sistema Municipal de Educação. As finais do futsal masculino e feminino – categoria até 14 anos – foram disputadas no Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira, e reservaram momentos de competição com emoção.

Na decisão feminina, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena dominou a partida e venceu a Emeb Aline Giovana Schmitt por 3 a 0. A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nossa Senhora da Penha completou o pódio feminino, conquistando o 3º lugar.

No masculino, em uma partida bastante disputada, a grande campeã foi a Emeb Professor Osni de Medeiros Régis ao bater a Emeb Santa Helena também por 3 a 0. A Emeb Professor Eduardo Pedro Amaral completou o pódio, terminando no 3º lugar.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, parabenizou às unidades de ensino campeãs e sublinha o espírito esportivo. “A retomada dos Jesmel é motivo de grande orgulho para todos nós. Parabéns às escolas campeãs – Emeb Santa Helena no feminino e Professor Osni de Medeiros Régis no masculino. Parabéns a todos os envolvidos na organização dos Jogos e as 15 unidades de ensino que participaram desta edição de retomada. Mais do que partidas, este evento fortalece a convivência, o espírito de equipe e o compromisso com a educação integral. Temos ajustes necessários para realizar nas próximas edições e o esporte siga ensinando valores de respeito, superação e união em nossas escolas e em nossa cidade”, complementa o secretário Cristian.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, valoriza a participação dos profissionais de educação física no torneio e afirma a intenção de acrescer outras modalidades nas próximas edições.  “Gostaria de parabenizar a todos os meus colegas profissionais de educação física, vários deles participaram desta edição. Venho de um longo tempo de atuação em escola. Era muito, muito bacana participar dos Jesmel levando os nossos times, participar de momentos de celebração do esporte e educação. A retomada foi com o futsal, mas temos conversado para que várias modalidades retornem aos Jesmel. Podem contar sempre com a parceria da FME.”

O professor Eder Magno dos Santos, integrante do Núcleo de Educação Física da Secretaria da Educação e um dos organizadores dos Jogos, declara o comprometimento das escolas envolvidas. “Agradeço a todas as unidades escolares. Estamos muito felizes pelo comprometimento das unidades de ensino e dos professores. Foram três dias de muita dedicação, com cerca de 350 estudantes envolvidos, de 15 unidades de ensino.”

Para a professora Francine Lorenzzi Taruhn, também integrante do Núcleo de Educação Física da Secretaria da Educação e da organização dos Jogos, o objetivo dos Jesmel foi alcançado. “Gostaria de parabenizar aos professores pela garra e determinação com seus atletas. Prevaleceu a vontade de participar, vencer e encarar o desafio. O objetivo dos Jogos foi alcançado, estou muito satisfeita e feliz em ver a alegria dos estudantes em participar deste evento.”

Família e felicidade em quadra 

Os Jesmel ainda reservaram histórias como a dos gêmeos Nicole e Nicolas Chaves de Souza. Os dois chegaram as finais pela Emeb Santa Helena. Ela foi campeã, ele vice. “Foi muito legal ter disputado a competição junto com o meu irmão, e ter sido campeã foi melhor ainda”, relata Nicole.

A alegria foi o sentimento que predominou para o jovem Gustavo Pereira dos Santos Lopes, campeão pela Emeb Professor Osni de Medeiros Régis. “A emoção foi grande. Participar pela primeira vez, na retomada, e já ser campeão, foi bacana e especial.”

A edição dos Jesmel 2025 presta uma homenagem ao professor Vinícius Miranda (in Memorian) pelas valiosas contribuições à educação pública municipal. A próxima etapa dos Jesmel será disputada no mês de novembro de 2025. A modalidade será novamente o futsal, mas na categoria até dez anos.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Nilton Wolff

Galeria

Leia também

Deixe um comentário