Pedal da Prevenção que será realizado no domingo continua com inscrições abertas

Por Luiz Del Moura

A concentração dos ciclistas acontece por volta das 7h30, na rua lateral do Mercado Público de Lages, e a largada às 8h. Os participantes deverão percorrer um percurso de sete quilômetros pela área central, às margens da avenida Belizário Ramos

O Pedal da Prevenção, evento promovido pela Prefeitura de Lages, com organização pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Diretoria de Trânsito (Diretran), será realizado neste domingo (12). O evento faria parte da programação do Outubro Rosa, mas precisou ser adiado devido à instabilidade do tempo no mês anterior.

O objetivo é alertar a sociedade, principalmente mulheres, sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina. Atividades físicas, juntamente com uma alimentação equilibrada, está no topo da lista quando se fala em ter mais qualidade de vida e prevenir doenças graves, como o câncer de mama.

Segundo a comissão organizadora, o pedal já contava com 82 inscritos no final da tarde desta quinta-feira. As inscrições permanecem abertas até às 16h do sábado (11), pelo formulário em Pedal da Prevenção, com preenchimento de nome completo e número de telefone para contato. Qualquer pessoa pode participar, ciclistas mais experientes ou iniciantes, sem limite de idade, desde crianças, adolescentes até idosos.

Trajeto de sete quilômetros no perímetro urbano

A concentração dos ciclistas acontece por volta das 7h30, na rua lateral do Mercado Público de Lages, e a largada às 8h. Os participantes deverão percorrer um percurso de sete quilômetros pela área central da cidade, às margens da avenida Belizário Ramos, retornando ao Mercado, onde será realizado sorteio de brindes para os inscritos. Os participantes irão contar com um ponto de hidratação disponível, tanto na saída como na chegada, com água e frutas distribuídas, instalado em frente ao Mercado Público.

Os sete quilômetros de trajeto serão percorridos seguindo o sentido e fluxo normal de trânsito dos veículos: Saída – Mercado Público Municipal, em direção à avenida Belizário Ramos (Carahá) até o cruzamento da Carahá com a rua Frei Gabriel, na altura do Hospital de Olhos da Serra, onde ocorreu o retorno dos ciclistas, pelo sentido oposto da avenida, até as proximidades da Floricultura Sempre Verde, e sequência final até novamente ao Mercado Público.

Pedalar para ter mais saúde

Os benefícios do esporte em duas rodas incluem aumento da força muscular, melhora da qualidade do sono e do condicionamento e redução do colesterol e triglicérides, além de elevação do bem-estar e de ganhos para a saúde mental.

O ciclismo é uma boa opção para quem pratica outros esportes e precisa ter uma resistência física maior nas pernas. Por ser uma atividade aeróbica, é ótimo para quem quer perder peso. A prática da atividade ajuda na redução do colesterol, prevenindo as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.

Além dos aspectos anteriores, o ciclismo também oferece vantagens contra o câncer e a diabetes. Um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ) mostra que pedalar para ir ao trabalho reduz em 45% as chances de desenvolvimento de cânceres.

Para a diabetes, uma pesquisa do Jama Internal Medicine revela que o ciclismo reduz a mortalidade em 24% para praticantes diabéticos (comparados com aqueles que não pedalam). A prática de atividades físicas, incluindo andar de bicicleta, melhora a sensibilidade do corpo à insulina e diminui os riscos de problemas cardiovasculares em quem tem diabetes tipo 2.

 

Texto: Aline Tives

Foto: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

doze + três =