Xadrez Lageano conquista seis medalhas no Sul-Americano Escolar, no Paraguai

Competição reuniu 240 enxadristas de seis países

Por Claudio Santos

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o Campeonato Sul-Americano Escolar de Xadrez 2022. A competição aconteceu em Ciudad Del Este, no Paraguai e contou com a participação de 240 enxadristas de seis países, entre seis e 17 anos, que disputaram sete partidas de duas horas cada, com Troféus aos três primeiros colocados e medalhas até o 10º Lugar. A competição é uma promoção da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e Federação Paraguaia de Xadrez.

De Lages, 21 enxadristas participaram da competição e conquistaram seis medalhas para o Brasil. Subiram ao pódio por Lages:
Lavígnia Padilha Bittencourt (COC-Lages) 7º lugar sub-9 feminino
José Henrique de Jesus Chamorro (COC-Lages) – 9º lugar sub-9 masculino
Lorenzo Bevervanso Gomes (EEB Ondina Neves Bleyer) – 6⁰ lugar sub-15 masculino
Any Sophia da Silva Pinto (Escola EEB PROF JORGE AUGUSTO NEVES VIEIRA) 5º lugar sub-13 feminino
Raissa de Sousa Kieski (Colégio Militar Feliciano Nunes Pires) 9º lugar sub-13 feminino
Gustavo Warmling Kayser (Escola Colégio Santa Clara) 8º lugar sub-17 masculino
Para o técnico de Lages, o mestre nacional Marco Cordeiro, os resultados foram muito bons, especialmente por tratar-se de uma competição internacional, que reuniu os melhores enxadristas da América do Sul: “Foi uma sensação inédita enfrentar enxadristas de outras nacionalidades, temos uma equipe de enorme potencial, mas com pouca experiência Internacional, o que tornou a competição muito positiva”, avalia Marco.
A equipe Lages Xadrez Clube agradece a Prefeitura de Lages, que através da Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria de Assistência Social propiciaram o transporte da equipe, além dos apoios de Emílio Einsfeldt, Unifique, Madeireira Phillipi, BHC, Madeireira Rodrigues, Mercado Kloppel, Planalto Hotel, Via Neuro, FDS Consultoria Tributária, o Colégio COC-LAGES e todos que auxiliaram na Pastelada do Xadrez e adquirindo números na “Ação Entre Amigos Rumo ao Sul-americano 2022”.
O próximo desafio da equipe Lages Xadrez Clube/FME já é neste final de semana, sábado (17 de dezembro), na 8ª etapa do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, em Lacerdópolis. Lages deve participar com 15 enxadristas.

Texto e foto: Lages Xadrez Clube

Leia também

Deixe um comentário

12 − três =