A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, neste final de semana, o II FLORIPA CHESS AUTUMN. A competição acontece nos Salões do Hotel Faial e reúne os melhores enxadristas do sul do Brasil, que disputam o ritmo Clássico (partidas de 04 horas) e o Blitz (partidas de 10 minutos), divididos em categorias 1800 e 2300 de pontos no Ranking Internacional (FIDE). Até o momento estão confirmados 80 (oitenta) enxadristas de 03 Estados e 18 municípios, valendo Troféus, Medalhas e pontos no Ranking Internacional.
De Lages, 13 enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME disputam o evento, com destaque para os integrantes do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages, programa que incentiva os enxadristas que representam a cidade durante o ano em competições. O Mestre Nacional Marco Cordeiro, as Candidatas a Mestre Larissa Blue do Amaral e Silva e Maria Luiza Cruz de Oliveira, além de Gustavo Warmling Kayser, Kassiele da Rosa, Miguel Batalha Ferro, Leonardo Fernandes Borges e Pedro Madeira Bolzan, somando 08 Bolsistas na equipe na competição. Outros destaques são Enzo Grotto Philippi, Pedro Gustavo Cruz de Oliveira, Manoel Selvino Pereira, Lorenzo Bevervanso Gomes e Lavígnia Bittencourt, que se preparam para OLESC, Joguinhos e JASC 2023.
Para Cristina Bolzan, mãe do pequeno Pedro, 13 anos, o xadrez transformou a vida do filho, mesmo que algumas derrotas sejam mais difíceis de superar, as experiências em 03 anos jogando agregaram muito na vida de Pedro: “Depois do Xadrez, o Pedro melhorou muito o foco nas atividades, a concentração e ficou mais maduro, conhecendo cidades e novas culturas, foi um divisor na vida dele”, declara Cristina, feliz com o Bolsa Atleta de Pedro em 2023.
Os jogos em Florianópolis são oficiais da FIDE – Federação Internacional de Xadrez e no ritmo clássico os inscritos precisam anotar os lances da partida, facilitando no aprendizado, pois as jogadas ficam registradas e com maior possibilidade de analisar após o término do confronto. Segundo o Mestre Nacional Marco Cordeiro, que disputa jogos anotados (ritmo clássico) há 38 anos, a prática de anotar contribui muito com o desenvolvimento do enxadrista: “Meu primeiro Torneio anotado foi em 1985 e até hoje lembro dele, já que conheci mais sobre tabuleiro, além de praticar paciência e atenção”, analisa o Mestre Marco, que disputará o Campeonato com apoio da Madeireira Rodrigues e BHC e concorrerá no Clássico e Blitz.
A equipe Lages Xadrez Clube/FME embarca na sexta-feira, dia 28 e a competição vai até o final do feriado, 01 de maio, a noite, quando sai a Classificação Final. Esta é a 12ª competição do ano para o Xadrez Lageano.