Arte Tramatusa reconhecida como referência do artesanato brasileiro

Por Luiz Del Moura

Região Sul inaugura mostra colaborativa inédita no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no RJ. A arte Tramatusa, de Lages, está presente na exposição.

A Arte Tramatusa, com presença cada vez mais constante em feiras pelo Brasil, ganha reconhecimento como sendo uma das mais expressivas forças do artesanato de Lages e da Serra Catarinense. A presença constante em eventos nacionais facilita o avanço e o crescimento do produto, em conexão com o turismo e a sustentabilidade. Arte Tramatusa é um projeto de artesanato desenvolvido por um grupo de mulheres em Lages, Santa Catarina. Elas utilizam fita tusa, um resíduo sólido da indústria de papel e celulose, para criar peças artesanais como cestas, mandalas e difusores.

O projeto ganhou reconhecimento nacional e já participou de eventos como a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (FENACCE). Além de promover a sustentabilidade, a iniciativa fortalece a economia local e a identidade cultural da região. Essa identidade, também cultural, está sendo destaque na exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, que entrou em evidência no último dia 15 de maio, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. A mostra, que segue até outubro, é fruto de uma iniciativa inédita realizada em colaboração entre o Sebrae/PR, Sebrae/SC, Sebrae/RS e CRAB.

Mais do que valorizar o artesanato regional, a exposição evidencia pilares estratégicos das instituições envolvidas, como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo. Cada um dos ambientes da exposição foi concebido para proporcionar uma experiência imersiva, despertando sensações e estimulando o público a refletir sobre o passado e o presente, com um olhar atento ao futuro. Em meio a esse universo, o trabalho da Tramatusa, acentua-se como um dos destaques da exposição.

Crédito fotos: Rossana Fraga – CRAB Expo Sinta o Sul

Por PCV Assessoria & Comunicação

Leia também

Deixe um comentário

cinco × cinco =