Colheita do pinhão tem ato simbólico

Por Luiz Del Moura

A derrubada da primeira pinha e a sapecada de pinhão marcam o início da colheita 2024 da semente da araucária

O prefeito Antonio Ceron, juntamente com o vice Juliano Polese, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Cruz, estiveram na manhã deste 1º de abril, na Pousada SESC, para o ato simbólico de comemoração do início oficial da colheita do pinhão. A derrubada da primeira pinha e a sapecada do pinhão marcam também o lançamento do Festival Colheita do Pinhão, que será realizado no dia 6 de abril, a partir das 9h, na Praça João Costa.

A imprensa e convidados especiais acompanharam o lançamento oficial idealizado pela Prefeitura de Lages através Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da Fundação Cultural de Lages. Também participaram do lançamento, representantes da Câmara Municipal de Vereadores, Amures, Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) e da Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista.

O Festival da Colheita do Pinhão terá programação artístico cultural e a participação de sete cervejarias artesanais vinculadas ao Núcleo de Negócios Cervejeiros da ACIL/CDL. Terá a comercialização de alimentos em food trucks, feira de artesanato dos grupos Tramatusa e Terra Nossa e exposição dos Produtores da Serra vinculados ao Banco da Família.

O prefeito Antonio Ceron disse que a lei 15.457 aprovada em 2011, que antecipou em 15 dias o início da colheita do pinhão, foi idealizada por ele enquanto deputado estadual. “Na época, recebemos vários pedidos de produtores rurais para que a colheita do pinhão pudesse ser antecipada e após termos solicitado estudo de viabilidade à Epagri, a Lei Estadual foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina”, destacou Ceron

O vice-prefeito, Juliano Polese, ressaltou que são milhares de produtores rurais na Serra Catarinense que dependem da colheita e comercialização do pinhão. “O Pinhão é uma  importante contribuição de renda para centenas de pessoas. A colheita já em 1º de abril, antecipa essa atividade agrícola”.

“No ano passado o Festival da Colheita do Pinhão foi sucesso e estamos lançando agora a segunda edição, com a proposta de resgatar nossa cultura, nossos costumes e valorizar o tradicionalismo”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Nilson Cruz.

Programação do Festival Colheita do Pinhão 

09h – Abertura oficial no Calçadão João Costa

10h – CTG Planalto Lageano

11h – Éder Goulart

14h – CTG Tauras da Serra

15h – CTG Anita Garibaldi

16h – Grupo Arte Cultura Querência Militar do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires

17h – CTG Barbicacho Colorado

18h – Sapecada de Pinhão na grimpa e João Lucas & Gabriel

19h – Tay & Nara

20h – Léo Moraes & Grupo Gaúcho

Texto: Iran Rosa de Moraes e Flávio Fernandes

Fotos: Toninho Vieira, Mirella Guedes e Iran Moraes/ Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

13 − cinco =