Capacitação ocorreu em Balneário Camboriú, durante evento que reúne profissionais do setor de turismo do Brasil e da América Latina
A comitiva preparou uma apresentação específica para cerca de 150 agentes convidados pela Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. Os profissionais foram selecionados com base no potencial de negócios voltados à região de Lages. A ação foi organizada com o objetivo de ampliar as vendas do destino e fomentar o fluxo de turistas à cidade e à Serra Catarinense, com destaque para a programação da Festa Nacional do Pinhão.
A apresentação cultural contou com a participação dos músicos tradicionalistas Paulinho Guazzelli, Ana Learth e Lucas Soares, além da presença da realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão: A rainha Amanda Bianchini; a primeira princesa, Lariane Rodrigues, e a segunda princesa, Alice Cunha Ramos. O executivo de Comunicação Social da Prefeitura de Lages, Diogo Schimitz, integrou a comitiva.
Os agentes de turismo foram recepcionados com uma amostra da gastronomia típica da Festa: Pinhão cozido. A degustação ocorreu durante a capacitação e serviu como elemento de imersão à cultura regional, ao lado da exibição de vídeos promocionais e das apresentações musicais. “Participar do BNT é uma oportunidade estratégica para conectar Lages com operadores e agentes que influenciam diretamente nas decisões de viagens. Nosso foco é fazer com que eles levem nossa cidade como uma alternativa concreta para turistas que buscam cultura, tradição e experiências diferenciadas”, ressalta a secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira.
O evento BNT Mercosul está em sua 31ª edição e é considerado um dos mais relevantes encontros de negócios turísticos da América do Sul. A iniciativa reforça a estratégia da Prefeitura de Lages em posicionar a cidade como destino cultural em nível nacional, valorizando eventos tradicionais, como a Festa Nacional do Pinhão, e estimula o setor turístico como vetor de desenvolvimento econômico.
Texto: Allan Borges
Fotos: Lucas Centenaro