A cidade de Lages recebe, no próximo sábado (12/07), a final da Classificatória Regional de Santa Catarina, que acontecerá na pista do Parque de Exposições Conta Dinheiro e irá garantir a classificação de quatro fêmeas e quatro machos para a grande Final do Freio de Ouro 2025, marcada para acontecer na Arena do Cavalo Crioulo, na Expointer.
A presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense Pedro Paulo Lisbôa (NCCCSC), Dunia Henriqueta Camargo Vedana, disse que participam 43 conjuntos credenciados, das provas que iniciaram nesta quarta-feira (09/07) com a etapa Morfológica. “São animais de altíssima qualidade que proporcionarão provas excelentes e de alta competitividade. Além das oito vagas disponíveis, dividido entre quatro fêmeas e quatro machos, para a Final do Freio de Ouro 2025, através da classificatória regional, os conjuntos que também atingirem média total superior a 18 pontos, entram automaticamente na lista de animais reservas”, disse a dirigente.
A cidade é conhecida por ter criatórios importantes no estado catarinense como os afixos Barreiro, Santo Cristo, Tamanduá, Santa Mônica, entre outros que tiveram sua origem em Lages. “Temos ainda a Porto Martins Crioulos que durante muito tempo teve o recorde em valor da raça com o exemplar Hermoso”, afirma Dunia. Além disso, o Cavalo Crioulo tem uma trajetória marcante, em especial no Parque Conta Dinheiro, por diversas provas da raça, com sócios que se destacam no Freio do Proprietário e Paleteadas.
A presidente destacou a parceria com a Associação Rural de Lages e a ótima infraestrutura do Parque que sediará as provas. “Estamos muito felizes em dar o suporte para a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para a Classificatória de Santa Catarina. Com uma dica importante: preparem-se para dias de muito frio, tanto para os animais como também para os competidores. O calor humano de nossa equipe, espera por vocês com pinhão e mate”, diz Dunia.
O trio de jurados será composto por Fernando Harger, Luciano Comiotto e Telmo de Oliveira Peixoto. O reserva será João Luís Arísio.
O canal oficial do Cavalo Crioulo no Youtube transmitirá a prova ao vivo. Nesta etapa, a apresentação ficará a cargo do jornalista Sandro Fávero, comentários de João Ricardo Malheiros de Souza e reportagem de Kako Martins.
A Classificatória de Santa Catarina conta com o patrocínio de John Deere, Supra, Florestal, Vetnil e Banrisul.
PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA REGIONAL DE SANTA CATARINA
Segunda-feira – 07 de julho
8h às 20h – Início da entrada dos animais
Terça-feira – 08 de julho
8h às 20h – Fim da entrada dos animais
Quarta-feira – 09 de julho
8h – Admissão Categoria Fêmeas por ordem de catálogo
Sequência – Admissão Categoria Machos por ordem de catálogo
13h – Etapa morfológica – Categoria Fêmeas
Sequência – Etapa morfológica – Categoria Machos
Quinta-feira – 10 de julho
8h – Andaduras/Figura/VSP/
Sequência – Intervalo
13h30 – Andaduras/Figura/VSP/
Sexta-feira – 11 de julho
8h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos
Sequência – Intervalo
14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
21h – Show com Ricardo Bergha
Sábado – 12 de julho
08h – Início Fase Final – Mangueira II – Categorias Fêmeas/Machos
Sequência – Paleteada Força A e B – Núcleos
14h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
* Programação sujeita a alterações.