Ana Beatriz de Jesus Matias é a primeira princesa e Maria Luiza Machado de Liz a segunda princesa mirim. Evento no Mercado Público de Lages aconteceu em tarde emocionante, com grande participação da torcida das candidatas
A tarde deste sábado (17 de maio), foi marcada por emoção, beleza e tradição no Mercado Público de Lages, com a grande final do Concurso da Realeza Mirim da 35ª Festa Nacional do Pinhão. O evento foi organizado pela Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural, em parceria com a Secretaria de Educação e Turismo, Coordenadoria Regional de Educação e o Núcleo de Educação da ACIL – NEDUC. Foi um verdadeiro sucesso e lotou o espaço com amigos, familiares e apoiadores das dez candidatas que disputaram o posto de embaixadoras mirins da festa mais tradicional da Serra Catarinense.
Com apresentações culturais, desfiles coletivos e individuais, e uma atmosfera de encantamento, o público vibrou a cada momento do concurso. A seletiva teve como objetivo valorizar a cultura gaúcha desde a infância, promovendo o orgulho de representar a cidade e suas tradições.
As candidatas, com idades entre 7 e 9 anos, foram avaliadas por um corpo de juradas composto por mulheres de destaque em áreas como dança, estética, medicina e cultura. A missão de eleger a Rainha, a 1ª e a 2ª Princesa da Realeza Mirim ficou nas mãos de Anne Caroline Machado, ex-princesa da Festa do Pinhão e influenciadora digital; Bruna Parizzoto, empresária e Rainha Mirim da 5ª edição da festa; Cristina Subtil, médica pediatra e gestora hospitalar; Karen Kriss, professora de dança com mais de 20 anos de experiência; e Ana Lopes estilista, empreendedora e diretora criativa da La Unica Ateliê.
Durante o evento, as candidatas foram avaliadas nos quesitos desenvoltura, espontaneidade, simpatia, oratória e criatividade, encantando o público com suas apresentações. Também houve sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores e apresentações especiais das invernadas mirins dos CTGs Anita Garibaldi, Planalto Lageano e Tauras da Serra, reforçando o clima de tradição e pertencimento.
A organização do evento contou com o apoio de parceiros e empresas locais como: Banco da Família, Cassita Bordados, Conviteria Pano e Papel, CTG Anita Garibaldi, CTG Planalto Lageano, CTG Tauras da Serra, Gabriel Gonçalves, Jô Martello, Kamila Duarte Gralha, Moda Ativa Kids, Naiara Antunes, O Boticário, Sapeca Brinquedos, Sebo Marechal, Supermercado Bastos, Top Plush Entretenimentos e Villa Encantada Brinquedos.
A professora de ballet Areta Campos também foi homenageada pela sua contribuição artística na preparação das participantes que tiveram e continuarão recebendo acompanhamento de assistente social e de uma psicóloga da secretaria municipal de educação.
O concurso colaborou para resgatar as raízes culturais da cidade. “Precisamos fortalecer as tradições com o canto, com a poesia, com a declamação e com as danças. Compreender que a partir deste ano vamos ter o contraturno e teremos aulas de danças tradicionalistas”, destacou a Prefeita de Lages, Carmen Zanotto, que encerrou sua fala chamando para o público assistir o clip com o novo jingle oficial da Festa Nacional do Pinhão, cantado pela rainha desta edição, Amanda Bianchini.
O momento mais esperado do dia foi o anúncio das vencedoras, em clima de muita emoção e comemoração. Apresentadas pela jornalista Bia Melo, do Programa Oh de Casa, as eleitas como representantes oficiais da Realeza Mirim da 35ª Festa Nacional do Pinhão foram:
Rainha Mirim: Lavínia Moraes Amaral, 8 anos, representando a Emeb Santa Helena
1ª Princesa: Ana Beatriz de Jesus Matias, 8 anos, representando a Escola de Educação Básica (E.E.B.) Lúcia Fernandes Lopes
2ª Princesa: Maria Luiza Machado de Liz, 8 anos, representando a Emeb Aline Giovana Schmitt
As três agora se preparam para representar a essência da infância lageana e o amor pela cultura tradicionalista durante toda a programação da Festa, que ocorre de 6 a 22 de junho, com abertura oficial no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Calçadão da Praça João Costa.
A final da Realeza Mirim não foi apenas um concurso, mas uma celebração da identidade lageana, do talento das crianças e da força da tradição que une gerações.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho