O tradicionalismo tomará conta do Mercado Público com a apresentação do Projeto Taureando, que reúne grandes nomes da música nativista, na sexta-feira (25). Já no domingo, dia 27, será a vez dos amantes de vinho e motociclistas reunirem-se em um grande encontro para brindar à vida
Subindo pela primeira vez ao palco do Mercado Público de Lages, os integrantes do Projeto Taureando: Mauro Silva, Guilherme Jaques, Danner Marinho, Lucas Gross e Érico Rocha trarão a combinação perfeita entre campo, harmonia, amizade e música. A apresentação do grupo é uma iniciativa do Box Boteco Serena e, de acordo com o diretor Mercado Público, Célio Antunes Bueno Junior, o evento já está atraindo público de cidades como Joaçaba, Rio do Sul e Florianópolis. “Será um grande espetáculo da música nativista e vai encantar o público nessa noite especial”, afirma Célio.
A expressão campeira “Taureando” é utilizada para definir alguém que enfrenta a lida bruta sendo valente em qualquer situação, encarando a vida de frente com objetivo e coragem. Palavra muito dita pelo homem do campo no cotidiano rural do sul, significa, a grosso modo, trabalhar, labutar, seguir com as lidas de campo. Deste modo, o Projeto Taureando apresenta música regional de Fronteira, em cujo nome há a significação e identidade dos músicos que seguem dedicando-se à música regional.
Segundo o produtor do projeto, Elliézer Garcez, as influências musicais deste projeto são nomes como: Ênio Medeiros, Crioulo dos Pampas, Nelson Cardoso, Gaúcho da Fronteira, Adair de Freitas, Paulo Garcia, Cesar Oliveira e Rogério Mello, Porca Veia, Gildo de Freitas, entre outros. “Na próxima sexta-feira o público vai se deparar com um grupo formado por amigos, unidos pelo propósito de levar a música regional de fronteira por onde passam. Com alegria e autenticidade, percorrem caminhos sem nunca perder a essência do que realmente são”, diz.
O grupo já se apresentou em Lages em outras oportunidades, incluindo a Sapecada da Canção Nativa, durante a Festa Nacional do Pinhão. Em sua trajetória o Projeto Taureando traz composições premiadas e vencedoras nas últimas Sapecadas como: Verso de Barro – campeã da 30ª Sapecada da Canção Nativa, em 2024; Tropilha de Corredor – canção mais popular também da 30ª Sapecada da Canção Nativa; e Rancho de Adobe – campeã da 29ª edição desse mesmo festival. Além de Lages, nesta semana o grupo fará apresentações em Passo Fundo e Vacaria, no Rio Grande do Sul, e na cidade de Cristalina em Goiás.
1ª edição do Moto Wine
Por iniciativa do Box Adega 33, o próximo domingo (27 de julho) será marcado por um encontro que reúne a paixão por motos com o melhor da música, gastronomia e, claro, muito vinho. É a primeira edição do Moto Wine que trará muita adrenalina e tradição nas dependências do Mercado Público Municipal, em uma tarde de confraternização e comemoração ao Dia do Motociclista.
A rua lateral do Mercado deverá ser fechada para receber os participantes do evento e a expectativa é que o encontro receba mais de 300 motociclistas e um público cerca de 1500 pessoas. “Este será um evento muito importante para a nossa cidade, já que Lages apresenta uma grande tradição com esse tipo de iniciativa, por isso o Moto Wine vem a agregar e muito no calendário de eventos do município”, diz Celio Bueno Junior. O 1º Moto Wine terá atrações como: Groove Town, Padilha’s Band, Dubaralho Matheus Cândia e Gabriel Dias.
Texto: Silviane Brum
Arte: João Francisco Custódio Maciel/ Divulgação
Fotos: Divulgação
Galeria