O evento superou as expectativas em termos de engajamento do público e relevância dos conteúdos e contou com a presença maciça do setor produtivo
O evento Lages+Inclusiva, uma capacitação voltada para os comerciantes sobre o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi realizado nesta quinta-feira (2 de outubro), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL). O evento foi uma parceria entre a CDL e o Procon, voltado ao comércio, profissionais e pessoas que têm interesse em buscar um atendimento mais acolhedor e eficaz para pessoas com TEA.
O evento superou as expectativas em termos de engajamento do público e relevância dos conteúdos. Com uma duração de duas horas e meia após o cerimonial de abertura, contou com a presença maciça do setor produtivo. Registrou um público de 110 pessoas, sendo 98 representantes diretos de empresas e comércios lageanos, o que demonstra o alto interesse do empresariado local em promover a inclusão.
O evento contou com a apresentação de cinco painelistas e uma mesa de discussão, mediadas pelo Coordenador Executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch, com o objetivo de promover a troca de experiências entre as pessoas.
Entre os painelistas, Naiara Cristina Correa, advogada, trouxe a perspectiva jurídica, essencial para a formação. Sua fala sobre o “Atendimento a pessoas com TEA: um olhar jurídico e humanizado” foi fundamental para orientar os empresários sobre os direitos do consumidor e as bases legais necessárias para um serviço em conformidade.
Um dos momentos mais enriquecedores foi a contribuição da Dra. Aline Piccinin, que é médica e autista Grau 1. Sua expertise técnica, aliada à perspectiva de vivência na palestra “Autismo em Foco”, ofereceu um diferencial único, traduzindo o conhecimento da neurociência em estratégias práticas e empáticas de acolhimento.
Já Ana Carolina de Lima, Treinadora de Oratória, destacou-se ao abordar a “Comunicação Inclusiva”. Sua palestra forneceu ferramentas cruciais para que o comércio consiga estabelecer uma comunicação eficaz, promovendo o acolhimento e a confiança essenciais no atendimento a clientes com TEA, além das formas de expressão, comunicação verbal, corporal e reforçando a necessidade do tratamento igualitário.
E a psicóloga Vivian Fátima de Oliveira trouxe a dimensão humanizada do atendimento. Com o tema “Atender é também transformar”, ela reforçou a importância de pequenas atitudes para gerar confiança, inclusão e pertencimento, elevando a experiência do cliente para além da simples transação comercial.
Para o coordenador, Kevin Gonçalves Calbusch, o objetivo primário de oferecer formação para o atendimento de quem possui TEA foi integralmente atingido, com o conteúdo abrangendo as áreas médica, legal e comportamental. “Além de se coadunar com objetivos do plano de governo da prefeita Carmen Zanotto, no tocante à inclusão, o sucesso foi consolidado pela qualificação das empresas para receberem o selo “Empresa Amiga do Autista”, um forte indicador de compromisso com a inclusão”, explica.
Quanto às expectativas do Procon para o atendimento e repercussões da capacitação entre os participantes, o órgão projeta dois resultados principais a partir deste evento: mudança no atendimento; ver uma mudança cultural e prática imediata no comércio de Lages. “A expectativa é que o conhecimento e a sensibilidade transmitidos sejam aplicados para criar um ambiente de acolhimento e pertencimento, consolidando Lages como uma cidade com um comércio de referência em inclusão”, destaca Kevin.
Expansão dos Cursos: Dado o alto engajamento, o Procon planeja expandir a oferta de cursos, atingindo um público maior e abordando novos temas relevantes para a defesa do consumidor e a cidadania, transformando esta capacitação em um modelo a ser replicado, e demonstrando que o programa Lages + Inclusiva teve um início com o pé direito, entrando na programação do órgão para eventos mais frequentes, voltados a possibilitar a capacitação da sociedade para chegarmos mais próximos da inclusão universal, permitindo a participação plena de todos em nossa cidade.
Texto: Aline Tives
Fotos: Nilton Wolff