É azul! Abril é considerado o mês da conscientização mundial sobre o autismo. A campanha Abril Azul traz a proposta de um olhar mais carinhoso e empático para com as pessoas autistas e seus familiares, que muitas vezes passam por situações de constrangimento por não se sentirem acolhidos dentro da comunidade. Pensando nisso, o vereador Bruno Hartmann (PSL) realizou uma Sessão Especial na noite da última quarta-feira (6) em alusão a causa, com o tema “Lugar de autista é em todo lugar!”.
A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, Elusa Camargo, fala sobre o tema da campanha “Esse é um programa nacional que nós estamos também engajados porque inclusão hoje não é somente incluir, é estar junto, estar participando. Se simplesmente colocarmos um autista dentro do espaço de uma escola ou de um parque e o isolarmos, não o estamos incluindo. A proposta de estar em todos os lugares, é a de que todos os lugares possam o receber com empatia e compreensão”, afirma.
A noite reuniu profissionais de diferentes áreas. Compondo a mesa estavam: o estudante, Guilherme Dias de Oliveira Sell; o psicólogo Luan Felipe Alves Couto; a representante da liga serrana dos autistas, Ana Pula Borges; a diretora da APAE – Lages, Roseli Freitas; a coordenadora do Grupo de Familiares de Pessoas com Autismo e Outras Deficiências – CER II, Vivian Fátima de Oliveira; e a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, Elusa de Fátima Camargo Oliveira Machado.
O psicólogo Luan Felipe Alves foi diagnosticado com autismo há pouco tempo, e conta sobre sua experiência antes da descoberta “Esse sentimento de não pertencer me acompanha há um tempo e esse diagnóstico fez com que eu me identificasse, porém as barreiras ainda continuam, então preciso continuar batalhando, apesar de agora me sentir pertencente a algo. Sessões especiais como essa são importantes não só para conscientizar, mas para levar esse termo de aceitação para a sociedade”, conclui.
Na ocasião também foram passadas manchetes de notícias recentes acerca da discriminação com crianças autistas e seus familiares em diferentes lugares do Brasil. A diretora da APAE – Lages, Roseli Freitas, fala sobre a importância da discussão constante sobre a inclusão da pessoa com deficiência, “As pessoas tem que conhecer e respeitar, olhar para a pessoa com deficiência como se olha para qualquer pessoa. Esse debate é muito importante, nós precisamos falar mais para que esse olhar seja natural”, afirma.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo é um transtorno de desenvolvimento que atinge uma em cada 160 crianças no mundo. Estima-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de pessoas autistas diagnosticadas.
O vereador Bruno Hartmann comenta sobre a inciativa da Sessão Especial “Cada vez mais a gente tem que desmistificar e acabar com o preconceito com todas as deficiências. Lugar da pessoa com deficiência e o lugar do autista é onde ele quiser, então além de projetos em prol deles, estamos fazendo diversas ações, e nada melhor do que quem sente na pele o dia a dia para estar aqui explanando a sua situação e as melhorias que nós podemos fazer para o bem de uma sociedade em geral. Inclusão é para todos”, conclui.
Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)
Julia Adhara