Acadêmicos de Arquitetura da Unoesc participam de visita guiada ao Centro Histórico de Lages

Por Luiz Del Moura

Atividade foi conduzida pela Fundação Cultural de Lages, que reforça seu trabalho de valorização e preservação do patrimônio cultural do município

Um grupo de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) esteve em Lages, nesta quarta-feira (1º), para uma visita guiada pelos principais marcos históricos da cidade. A atividade foi conduzida pela responsável pelo patrimônio histórico e cultural da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gessica Coelho, e acompanhada por Kassia Zanchett, integrante do coletivo “Memórias que Habitamos”.

Os visitantes foram recepcionados pela superintendente da FCL, Carla Zonatto, que destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo município. “A vinda de acadêmicos de outras cidades demonstra que Lages está no caminho certo quando se fala em preservação da memória e valorização do patrimônio cultural. Esse é um esforço que reflete a preocupação da prefeita Carmen Zanotto, em manter viva a história da nossa cidade para as futuras gerações”, afirmou.

Durante a atividade, os participantes foram introduzidos aos conceitos das linguagens arquitetônicas presentes no centro histórico de Lages que retratam a história do município. Em seguida, realizaram um percurso guiado que incluiu o Casarão Juca Antunes, a Catedral Diocesana, as três principais praças do município: Praça João Ribeiro (Praça da Catedral), Praça João Costa (Calçadão), Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), o Parque Jonas Ramos (Tanque) e o Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa).

Ao longo do trajeto, as palestrantes compartilharam histórias e curiosidades sobre a cidade.

A iniciativa reforça o compromisso da Fundação Cultural de Lages, por meio de seu departamento de Patrimônio Cultural, em educar, sensibilizar e aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral da importância da preservação histórica.

Texto e fotos: Rafael Araldi

Leia também

Deixe um comentário