Atividade foi conduzida pela Fundação Cultural de Lages, que reforça seu trabalho de valorização e preservação do patrimônio cultural do município
Os visitantes foram recepcionados pela superintendente da FCL, Carla Zonatto, que destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo município. “A vinda de acadêmicos de outras cidades demonstra que Lages está no caminho certo quando se fala em preservação da memória e valorização do patrimônio cultural. Esse é um esforço que reflete a preocupação da prefeita Carmen Zanotto, em manter viva a história da nossa cidade para as futuras gerações”, afirmou.
Durante a atividade, os participantes foram introduzidos aos conceitos das linguagens arquitetônicas presentes no centro histórico de Lages que retratam a história do município. Em seguida, realizaram um percurso guiado que incluiu o Casarão Juca Antunes, a Catedral Diocesana, as três principais praças do município: Praça João Ribeiro (Praça da Catedral), Praça João Costa (Calçadão), Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), o Parque Jonas Ramos (Tanque) e o Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa).
Ao longo do trajeto, as palestrantes compartilharam histórias e curiosidades sobre a cidade.
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação Cultural de Lages, por meio de seu departamento de Patrimônio Cultural, em educar, sensibilizar e aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral da importância da preservação histórica.
Texto e fotos: Rafael Araldi