Arte inclusiva para deficientes visuais é a grande atração da programação oficial do Museu Histórico Thiago de Castro

Por Luiz Del Moura

A temporada que propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da inclusão social

Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade são objetivos da Semana Nacional de Museus. O tema escolhido para a 21ª Semana Nacional de Museus é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A temática apoia saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A temporada que propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social acontece entre os dias 15 e 26 de maio e é aberta a museus, a instituições de memória e aos espaços e centros culturais brasileiros.

Em Lages, o Museu Histórico Municipal Thiago de Castro iniciou sua programação na terça-feira (16 de maio) com a abertura da exposição “TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, por Carlos Wolff, que fica no MHTC até o dia 16 de junho.

Estereolitografia como inclusão nas artes

“TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural” é uma exposição de fotografias impressas a partir da tecnologia de impressão 3D, também chamada de estereolitografia. A mostra apresenta um espaço preparado com sinalização para deficientes visuais e também viseiras para proporcionar uma experiência sem a interação visual com os demais visitantes.

A experiência sensorial provocativa e reflexiva é um dos objetivos relacionados a temas como inclusão, empatia, consciência ambiental e pertencimento à região. Em Santa Catarina, cerca de 200 mil pessoas têm deficiência visual total ou com grande dificuldade.

TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, de Carlos Wolff, é realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes da edição de 2022.

Sobre o autor

Carlos Alberto Wolff de Matos é lageano e morou na serra gaúcha. De volta a Lages em 2003 para trabalhar, há dez anos iniciou a fotografia com as paisagens da região serrana. Arte que lhe premiou com “Memórias do Setor Madeireiro” de 2016 e o Concurso Mata Atlântica com a fotografia “Mata Atlântica – Berçário das Águas” de 2017. Carlos já expôs seus trabalhos por diversas vezes na Fundação Cultural de Lages. Carlos também participa da Semana de Museus com conversas sobre sua exposição e artes com alunos visitantes. Como foi com a visita de alunos da Escola Flodoardo Cabral na manhã desta quarta-feira (17).

Gabriel Varela Matos, 13 anos de idade, filho de Carlos Wolff também participa da exposição do pai tocando violino antes e depois das palestras. A mãe, Lu Varela assina a exposição ao lado do marido, que, segundo Wolff: “o trabalho em família fica mais fácil e interessante”.

 Veja a programação da Semana de Museus no MHTC:

De 16 de maio a 16 de junho – Exposição TACTO Esthesia – Patrimônio e Paisagem Cultural”, por Carlos Wolff;

Dia 23, terça-feira – Visita de alunos da APAE Lages;

Dia 24, quarta-feira, 15h – Roda de causos, canto e poesia com Bruno Antunes, Tio Roni, Salete Benthien e convidados;

Dia 25, quinta-feira, 14h – Visita equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial);

Dia 26, sexta-feira, 14h – Visita dos associados da ADEVIPS (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano.

 

Texto: Fabrício Furtado

Fotos: Antônio Vieira e Fabrício Furtado.

Leia também

Deixe um comentário

5 + dois =