Judiciário local acompanhou cerimônia de encerramento de 2024
O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Lages (Caser) promoveu solenidade de encerramento das atividades com adolescentes em cumprimento de internação. Intitulado “Parcerias que conectam”, o evento retratou a dedicação, empenho e aprendizado disponibilizados aos jovens pelas instituições, entidades e órgãos parceiros neste ano de 2024, um ano de resultados e números expressivos.
Foram 21 cursos, presenciais e à distância, com a emissão de 335 certificados para os internos. A unidade contou ainda com mais de 2.100 atividades desenvolvidas por 85 adolescentes em horta, paisagismo, jardinagem, artesanato, informática e aulas de violão. A unidade conseguiu a doação de quatro violões, e a Orquestra Sinfônica de Lages desenvolveu projeto de musicalização com os adolescentes. Três deles tiveram a oportunidade de apresentar o que já aprenderam nas aulas. Esses adolescentes ainda receberam, de forma simbólica, currículo e certificados de dois cursos.
As habilidades artísticas, coordenação motora e criatividade também são estimuladas nas aulas de artesanatos, nas quais os adolescentes confeccionaram porta-retratos, miniaturas, bolachas, dobraduras e origamis. Na horta, aprendem a cultivar diversos tipos de legumes e hortaliças. O trabalho com a terra, seja nessa atividade, seja na jardinagem, tem trazido benefícios à saúde mental e habilidades pessoais aos adolescentes.
No que se refere à escolarização, os esforços continuam eficazes. Todos os adolescentes em medida socioeducativa foram matriculados no ensino fundamental, e alguns fizeram as provas do Enem e Encceja. No que diz respeito à segurança e tranquilidade entre os internos, a unidade afirma que o diálogo tem sido efetivo e reflete diretamente no número de intercorrências. Neste ano foram registradas apenas 12 – um número relativamente baixo e que traduz um ambiente equilibrado.
Neste ano, a Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) – regional Serra catarinense e o Caser deram início a um projeto pioneiro em Santa Catarina, nos moldes do programa Novos Caminhos. O objetivo da parceria é apresentar uma realidade diferente para os jovens, com capacitações profissionalizantes e encaminhamento à empregabilidade.
“O sistema, os agentes, os parceiros e todos os profissionais empenhados em mudar a realidade desses adolescentes merecem o reconhecimento. Não se faz nada sozinho. A sociedade e todos nós precisamos dar nossas contribuições ao socioeducativo. É importante, também, que os adolescentes compreendam que esta mobilização é capaz de fazer com que eles retornem à sociedade diferentes”, destaca o juiz Ricardo Alexandre Fiúza.
Além de comemorar os resultados, o diretor do Caser, Jefferson Garcia Aromi, diz que o momento é de mostrar gratidão. “Hoje, celebramos juntos os avanços e conquistas que simbolizam um importante passo na trajetória de cada adolescente e no fortalecimento do Caser”. Os colaboradores, Senar, Senai, CIEE, CRE e Orquestra Sinfônica de Lages foram reconhecidos por suas contribuições.
NCI/TJSC
Taina Borges