Conferência Municipal de Avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial está agendada para 27 de novembro

Por Luiz Del Moura

Aberta à participação da população. Inscrições podem ser efetuadas até dois dias antes

Dia 27 de novembro será uma quarta-feira, data em que será abrigada a Conferência Municipal de Avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial (PDDT) gestão 2020 – 2024. Marcado para às 14h, o evento é aberto ao público em geral e presencial, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), situado no bairro Universitário.

Promovido pela prefeitura, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana, e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial de Lages (CMDT).

Dois temas serão abordados

  • Plano Diretor: Conceitos e Objetivos, com a arquiteta e urbanista e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniplac, Kareenn Zanela Diener
  • Avanços e Desafios do Planejamento Urbano: Retrospectiva da Gestão Atual, com o arquiteto e urbanista e executivo de Planejamento   da prefeitura de Lages, Roberto Carvalho Provenzano.

As inscrições podem ser efetuadas até 25 de novembro, em Conferência Municipal de Avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial (PDDT).

O que é o Plano Diretor? 

O Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Lages (PDDT) está instituído pela Lei Complementar Municipal nº: 523, de 22 de agosto de 2018 – vide decreto nº: 18.197/2020, e é o instrumento estratégico e global da política de desenvolvimento urbano e territorial, determinante para todos os agentes públicos e privados atuantes no município.

No PDDT adota-se como conceito de território o espaço físico de domínio do município integrado pelos elementos de estruturação que o constam, descritos a seguir: Patrimônio natural, sistema de circulação, atividades de produção econômica, sistema de relações socioculturais, e elementos físico – espaciais.

Parte integrante do processo de planejamento municipal, o Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial. Deve, o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual, incorporarem as diretrizes e as prioridades contidas.

Texto – Edição: Daniele Mendes de Melo 

Fotos: Fábio Pavan

Leia também

Deixe um comentário

two + 12 =