Defesa Civil de Lages e Diretran trabalham em conjunto para amenizar impactos do frio intenso no município

Por Luiz Del Moura

Agentes de trânsito e da Defesa Civil passaram as primeiras horas da manhã monitorando as vias e acompanhando os locais mais propensos ao congelamento da pista, para uma rápida intervenção

Lages, mais uma vez, amanheceu coberta de branco. Na manhã desta terça-feira (1° de julho), o município, assim como os demais da Serra Catarinense, registrou temperaturas abaixo de zero na madrugada, chegando a -1,2°C às 6h, conforme dados do monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina.

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages, em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran), está realizando uma ação para amenizar os impactos do frio intenso, no que se refere aos cuidados com o trânsito e minimizar as ocorrências de acidentes devido ao gelo que se acumula nas pistas.

A Diretran fez a aquisição do sal, utilizado para o derretimento rápido do gelo formado nas pistas, que foi espalhado nos principais pontos da área urbana que foram afetados, entre eles a rua Vitor Alves de Brito, no bairro São Miguel; a rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que leva até o acesso Norte, no bairro Jardim das Camélias e a rua Heitor Vila Lobos, no bairro São Francisco.

Agentes de trânsito e da Defesa Civil passaram as primeiras horas da manhã monitorando as vias e acompanhando os locais mais propensos ao congelamento da pista, para uma rápida intervenção.

Gelo na pista requer cuidado redobrado dos motoristas

Os termômetros mostram uma queda brusca nas temperaturas em todo Sul do país, e muitas cidades estão abaixo de 0° em Santa Catarina, principalmente na Serra Catarinense. Quando a temperatura chega a zero graus, o congelamento da água pode acontecer. Por isso, o alerta é para que os motoristas redobrem a atenção se houver a necessidade de dirigir em pistas em lugares com baixa temperatura, pois se houver água na pista pode haver formação de gelo.

O gelo na pista dificulta a capacidade de controlar o veículo e dirigir de forma segura, por isso, saber como agir e quais as condições do seu veículo são fatores que minimizam acidentes.

Dicas de direção defensiva:

– Fazer revisão dos pneus, freios e faróis;

– Checar o funcionamento do sistema de ventilação, limpadores e desembaçadores;

– Reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente;

– Em caso de pouca visibilidade, pare e espere as condições de tempo melhorarem;

– Se pegar a estrada para viajar, prefira ir durante o dia;

– Evitar freadas ou mudanças bruscas de pista, pois o acúmulo de água pode provocar a aquaplanagem.

– Motociclista: utilize capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.

Como prevenir acidentes em caso de neblina:

– Reduzir a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;

– Manter distância segura do veículo da frente;

– Manter faróis acesos e regulados;

– Ligar os faróis específicos de neblina se o veículo tiver o acessório;

– Não parar o veículo na pista ou no acostamento e procurar um posto de serviços caso não queira seguir viagem.

O que fazer em caso de pista congelada:

– Redobrar os cuidados

– Reduzir a velocidade nos locais de risco

– Evitar transitar pelas rodovias, principalmente nas primeiras horas do dia.

Texto: Aline Tives

Fotos: Nilton Wolff e Defesa Civil/Divulgação

Leia também

Deixe um comentário