Defesa Civil repassa sementes de hortaliças ao Horto do Guarujá

Por Luiz Del Moura

Uma vez semeadas e germinadas em canteiros, elas se transformarão em mudas de hortaliças, as quais serão doadas para as escolas integradas ao projeto Defesa Civil nas Escolas e ao projeto Terra Mágica

O Horto Municipal do Guarujá, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca recebeu sementes de hortaliças repassadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Lages, por intermédio do projeto Defesa Civil nas Escolas.

A entrega das sementes ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º de outubro), com as presenças do secretário Pedro Donizete de Souza e do Executivo da Defesa Civil, Paulo Ribeiro da Silva. Sementes de rúcula, alface crespa, repolho, couve e brócolis foram entregues. “As sementes cultivadas no horto produzirão milhares de mudas de hortaliças, as quais serão também distribuídas nas escolas integradas ao projeto Terra Mágica”, destaca Pedro Donizete.

O cultivo de hortas também faz parte do projeto Defesa Civil nas Escolas, voltado ao manejo do solo, sustentabilidade, preservação ambiental e prevenção a desastres naturais. “As sementes foram doadas pela Baesa (Usina Hidrelétrica Barra Grande) e agora serão semeadas no Horto Municipal. A Defesa Civil desenvolve junto à comunidade estudantil práticas direcionadas à sustentabilidade e à preservação ambiental, a partir do foco da educação e da prevenção a desastres naturais”, comenta Paulo Ribeiro da Silva.

O público alvo desse projeto são os estudantes, pelo prisma “Educar para Prevenir”. Neste ano de 2025 duas escolas estão integradas ao projeto: Escolas de Educação Básica (EEB) Frei Nicodemus (bairro Petrópolis) e Zulmira Auta da Silva (bairro Popular). O cultivo das hortas é feito por professores e turmas de estudantes com idades entre 10 e 12 anos, das turmas do 6º ano do ensino fundamental.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Fábio Pavan

Leia também

Deixe um comentário