Defesa Civil segue monitorando áreas de risco

Por Luiz Del Moura

São esperados cerca de 40 milímetros de chuva para sexta-feira e a previsão é que até sábado o volume chegue a 100 milímetros

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão para atender qualquer chamado da população em decorrência das fortes chuvas da manhã desta quinta-feira (02). As equipes estão nas ruas monitorando as áreas de risco, assim como o nível do rio Carahá.

De acordo com o secretário, Anildo Tadeu Antunes, são esperados 18 milímetros de chuva para esta quinta-feira. “Estamos acompanhando as regiões do bairro Ipiranga e já atendemos uma ocorrência do loteamento Novo Milênio, onde parte da rua José Maria Freitas, acabou cedendo”, explica.

O local já foi isolado pela Secretaria de Obras, pois há crateras em local onde, possivelmente, passa uma rede de drenagem. Em um outro atendimento, as equipes se deslocaram até o bairro Penha, próximo ao viaduto da linha férrea para a desobstrução de um córrego que ameaçava invadir a casas dos moradores.

“Recebemos o chamado de um rapaz que estava com risco de alagamento em sua residência e, ao chegar, verificamos que o morador do lado cortou algumas árvores e jogou os galhos dentro do córrego, o que acabou trancando o escoamento da água. Diante dessa situação, acionamos a fiscalização da secretaria de Meio Ambiente para responsabilizar esse morador sobre o ocorrido”, afirma o secretário.

Foram retirados cerca de 500 quilos de entulho de seis árvores que foram cortadas e jogadas no córrego que fica próximo a uma galeria que leva toda a água para o rio Ponte Grande.

Ação no Morro do Posto

Um casal de aposentados, Vilmar da Silva, 85 anos, e Zenir da Silva, 81, acionaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para averiguar uma situação de deslizamento de terra. De acordo com o casal, há muitas pedras trincadas e por conta das chuvas das últimas horas, um volume considerável de terra acabou descendo no terreno.

O engenheiro da Defesa Civil, Filipe Antonio Wroblescki, avaliou o ocorrido e tranquilizou os moradores. “Neste momento não há riscos maiores, está tudo sob controle, porém continuaremos monitorando o local”, aponta.

Ainda são esperados cerca de 40 milímetros de chuva para sexta-feira e a previsão é que até sábado o volume chegue a 100 milímetros. “Frisamos que continuaremos com os trabalhos e ações pontuais para deixar a população em segurança e até o momento não registramos pontos de alagamento em Lages,” reitera o secretário Anildo.

A Defesa Civil Municipal está à disposição pelos números 199, 193 e WhatsApp (49) 99836-1702

Texto: Silviane Brum

Fotos: Toninho Vieira

Leia também

Deixe um comentário

treze + dezessete =