O projeto de melhorias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) segue fases de licitações e visa proporcionar um atendimento mais eficiente, organizado e confortável aos pacientes
Atendendo a um pedido antigo da população, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, abriu processo licitatório na modalidade concorrência eletrônica para reforma da pavimentação e drenagem pluvial do estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento Doutora Maria Gorete dos Santos (UPA), na última sexta-feira a (11 de julho), às 9h.
O edital de licitação e seus anexos detalham as condições, quantidades e exigências para a contratação da empresa responsável pelas obras. A sessão pública foi realizada através da plataforma Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet), no endereço http://www.gov.br/compras.
Puderam participar desta licitação os interessados previamente credenciados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF e no Sistema de Compras do Governo Federal (http://www.gov.br/compras). De acordo com a Secretária da Saúde, Susana Zen, a futura contratação permitirá o acesso de quem busca atendimento, especialmente em dias de chuva. “Nosso compromisso é melhorar as condições do estacionamento, permitindo que os moradores possam acessar o local com segurança, principalmente em situações de emergência”, afirma.
O critério de julgamento do processo licitatório se deu pelo menor preço global, seguindo todas as regras e dispositivos constantes no edital.
Separação da recepção pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento – UPA
Além do processo licitatório para a revitalização do estacionamento da UPA, a Secretaria da Saúde segue acompanhando a licitação que prevê a separação da recepção adulta da pediátrica. O processo licitatório está na fase de homologação da aprovação e após a análise e julgamento das propostas, a administração pública verificará se está tudo certo e pronto para dar o passo final.
A homologação é a etapa que valida o resultado da licitação, garantindo que tudo foi feito de forma correta e transparente. Os recursos para o custeio da reforma são provenientes de emenda parlamentar do Deputado Estadual, Marcius Machado.
A mudança da entrada pediátrica atende a outra reivindicação antiga da população e a prefeita Carmen Zanotto reitera seu compromisso com a segurança da saúde do público infantil. A nova entrada será exclusiva para crianças e adolescentes até 15 anos e ficará localizada na lateral da entrada principal, voltada para rua Roseno Frederico Vieira, bairro Universitário.
O objetivo de separar a recepção adulta e pediátrica é proporcionar um atendimento mais organizado, eficiente e confortável a todos os pacientes. Com essa divisão, será possível reduzir o tempo de espera, evitar aglomerações e garantir que cada grupo receba atenção especializada de forma mais rápida e adequada às suas necessidades. Além disso, essa separação ajudará a melhorar o fluxo de pessoas, tornando o ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
Texto: Silvana Mateus
Foto: Arquivo PML