HNSP realiza primeiro procedimento de Trombectomia Mecânica via SUS

Por Luiz Del Moura

Há menos de um mês, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, recebeu autoridades Estaduais e Municipais para a cerimônia de Credenciamento Estadual em Trombectomia Mecânica. E na tarde desta terça-feira (27), realizou pela primeira vez o procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dr. Gibrail Dib, Neurocirurgião responsável pelo procedimento, detalha os eventos: “Me foi solicitado uma avaliação para uma possível Trombectomia Mecânica em um paciente da Unidade de AVC do HNSP. Ele vinha se recuperando de um AVC e fez um novo, mais grave desta vez, obstruindo a artéria carótida interna. Fazendo-se necessário o procedimento da Trombectomia”.

O Neurocirurgião explica ainda que, neste procedimento, cada minuto conta, visto que tempo perdido significa a perda de neurônios. “Iniciamos às 12h45, retirando o coágulo após três passagens de stent. A cada passagem, retirávamos uma quantidade de coágulo, normalizando a circulação cerebral. Uma vez normalizada, o paciente tem a chance de recuperação dos déficits, cura e até mesmo do óbito”, explica.

O Presidente do HNSP, Ronny Albert Westphal, compartilha sua satisfação: “É de extrema alegria poder participar desse início de trabalho e saber que o HNSP está preparado com uma sala e equipamentos à disposição para que esse procedimento, que é uma emergência, possa ser realizado com o máximo de brevidade. Hoje foi um dia muito feliz no centro cirúrgico”.

Essa conquista reforça o compromisso do HNSP em proporcionar tratamentos à comunidade, marcando um avanço na oferta de serviços médicos especializados via SUS. O Hospital continuará buscando inovações para melhor atender às necessidades da população de Lages e região.

Texto e Foto: Vitória Marques Bittencourt – Assessora de Imprensa / Hospital Nossa Senhora dos Prazeres

Leia também

Deixe um comentário

5 + vinte =