O Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR), unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Lages, celebra o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. As ações estão sendo intensificadas na maternidade, Centro Obstétrico, Banco de leite, Casa Mãe Tereza. Entre as iniciativas, estão distribuição de folhetos e de materiais informativos sobre os “10 Passos para o Aleitamento Materno”, rodas de conversa e dinâmicas lúdicas conduzidas pela equipe multiprofissional da Maternidade.
A cor dourada indica o padrão ouro da qualidade do leite materno. O Agosto Dourado destaca a importância e a excelência do leite materno para a saúde e o desenvolvimento dos bebês. No âmbito das celebrações do mês, o Banco de Leite do hospital destaca-se pelo seu papel na promoção da amamentação.
O Banco de Leite da Maternidade Tereza Ramos atende até 580 mães por mês. Atua no atendimento de puérperas que apresentam dificuldade, dúvidas ou requerem auxílio com o aleitamento materno, no processo de pasteurização do leite materno, no qual sua distribuição é destinada prioritariamente aos recém-nascidos internados na Neonatologia.
“Entre janeiro e julho deste ano, o Banco de Leite recebeu cerca de 381 litros de leite humano. A doação de leite materno é um gesto de amor que pode salvar vidas, pois um único frasco pode alimentar até 10 recém-nascidos em um dia. Para prematuros de baixo peso, apenas um ml por refeição já é suficiente para fornecer os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento”, explica a enfermeira obstétrica Renata Galli Canani.
As mães que enfrentam dificuldades para amamentar podem procurar o serviço, que oferece um espaço próprio para a retirada do leite. Instalado no primeiro andar do Hospital Tereza Ramos, o Banco de Leite funciona das 7h às 19h. Os outros setores do HMTR – Centro Obstétrico, Maternidade na Modalidade Alojamento Conjunto, Casa Mãe Tereza e o Ambulatório de Alto Risco – dão suporte e orientação relacionados à amamentação.
Reconhecido como Hospital Amigo da Criança, o HMTR está localizado na Rua Marechal Deodoro, 799, Centro, em Lages. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (49) 3289-9000.
Acolhimento e orientação
A Casa Mãe Tereza acolhe gestantes, puérperas e bebês da Serra e de outras regiões de Santa Catarina, que precisam estar próximas ao hospital de referência, em Lages. Localizada a apenas 150 metros do HMTR, a Casa oferece condições de permanência, alimentação e acompanhamento multidisciplinar, atendendo em média 42 mães por mês.
Semanalmente, são promovidas oficinas com atividades práticas voltadas para a amamentação às mães hospedadas na Casa. Nessas oficinas, são abordados temas relacionados à pega correta, posições adequadas para amamentar, fisiologia da amamentação e os principais desafios desse processo.
“O objetivo é oferecer acolhimento, conhecimento e segurança para que as mães se sintam confiantes em amamentar seus bebês. A Casa Mãe Tereza trabalha em parceria com o Banco de Leite, direcionando as mães ao serviço para receber apoio, esclarecimentos e auxílio com a amamentação”, explica a enfermeira obstétrica e coordenadora da Casa Mãe Tereza, Renata Galli