“A Defesa Civil de Lages está disponível e preparada para deslocar uma equipe para apoiar no litoral, se for preciso”- Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro
Lages possui um povo solidário. O município está sensível aos transtornos causados pelas fortes chuvas que varreram o litoral do estado no decorrer desta semana. Com objetivo de alinhar uma possível campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as pessoas atingidas, ocorreu na tarde desta sexta-feira (17 de janeiro) no ginásio Jones Minosso, uma reunião entre dirigentes da Defesa Civil municipal e estadual e representantes da sociedade civil.
De acordo com os dados apresentados pelo coordenador regional da Defesa Civil do estado, Luiz Falcão Maganin, neste momento as ações de resposta do Estado estão sendo efetivas no auxílio às pessoas atingidas. “A parte de infraestrutura foi a mais atingida. Será um grande trabalho de reconstrução. Os itens solicitados pelas prefeituras das cidades atingidas, estão sendo providenciados pela Defesa Civil do Estado e já estão chegando nos municípios”, afirma.
Para o influenciador digital Biguá, um dos idealizadores da possível campanha de arrecadação de donativos, Lages está alerta ao chamado de socorro dos atingidos pelo temporal. “Neste instante, a Defesa Civil do estado está suprindo as pessoas que precisam de ajuda, isso ficou claro para nós na reunião de hoje, mas ficaremos em alerta”, afirma.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, desde o primeiro momento o órgão monitora os desdobramentos dos temporais e está de prontidão para entrar em ação. “Estamos disponíveis e preparados para deslocar uma equipe para apoiar no litoral, se for preciso. Para isso, basta uma solicitação formal dos municípios, o que, até o presente momento, não ocorreu. Temos uma determinação da prefeita Carmen Zanotto de acompanhar este processo. Se for o caso, o ginásio Jones Minosso poderá ser um local para receber doações”, destaca.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Fábio Pavan