Fundação Cultural reúne escolas de samba e aposta no diálogo para devolver à cidade o brilho que marcou o passado
A Fundação Cultural de Lages (FCL) deu o primeiro passo rumo ao Carnaval de 2026, com uma reunião de trabalho realizada na tarde desta quinta-feira (03 de julho), reunindo representantes das escolas de samba e do carnaval lageano. O encontro teve como objetivo ouvir os carnavalescos, debater temas de interesse da comunidade e começar a planejar a retomada da festa que, no passado, fez de Lages uma referência no cenário catarinense.
“Uma determinação da prefeita Carmen Zanotto é ouvir as pessoas para que, juntos, possamos realizar um grande evento. Gosto de trabalhar com planejamento e qualidade. Lages foi, no passado, uma referência para o carnaval de Santa Catarina e queremos fazer esse resgate”, destacou Carla Zonatto, superintendente da FCL.
Participaram do encontro representantes das escolas Acadêmicos da Brusque, Leões da Serra, Princesa Isabel, Protegidos de São Carlos, Unidos da Vila, Urca e Sete de Setembro. Cada agremiação deverá agora elaborar um levantamento com seus objetivos e opiniões para o Carnaval, que será apresentado em novos encontros com a Fundação Cultural.
A proposta é que o Carnaval de Lages, com o desfile das escolas de samba, volte a ocupar seu lugar de destaque no calendário cultural do Estado, movimentando não apenas a cultura local, mas também a economia e o turismo. Para isso, a FCL aposta no diálogo e na construção coletiva das decisões, criando bases sólidas para os desfiles e demais eventos carnavalescos dos próximos anos.
Texto e Fotos: Rafael Araldi