Após vistoria minuciosa no acervo, Fundação Cultural de Lages finaliza conferência de itens da lista catalogada dos objetos do Memorial Nereu Ramos
O processo foi precedido de uma criteriosa vistoria e conferência do acervo do Memorial, realizadas por uma equipe técnica da FCL, composta por técnicos, museóloga e pela arquiteta Gessica Coelho, responsável pelo departamento de Patrimônio da instituição. Foram catalogados cerca de 300 itens, incluindo fotografias, medalhas, recortes de jornais e revistas, objetos pessoais e indumentárias, atualmente armazenados na reserva técnica do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), para garantir sua integridade enquanto o Memorial passa por intervenções estruturais.
A superintendente da FCL, Carla Zonatto, destaca que o projeto reflete um compromisso renovado com a cultura lageana. “Estamos tratando este processo com extremo cuidado patrimonial e seguindo as normas e os processos legais. Nosso objetivo é que o Memorial Nereu Ramos não seja apenas um espaço expositivo, mas um ambiente vivo, capaz de valorizar a história local e se conectar com a comunidade. É um novo olhar, que alia preservação e acesso democrático à cultura”, afirma.
Em janeiro e fevereiro deste ano foram realizadas vistorias pela Prefeitura de Lages, contando, em uma delas, com apoio da museóloga do Sesc, Cristina Maria Dalla Nora. No levantamento realizado sobre a estrutura do local foi apontado que o Memorial se encontra em estado precário, exigindo reformas urgentes.
Com a lista do acervo devidamente catalogada, a próxima etapa será o envio do Projeto de Lei (P.L.) à Câmara de Vereadores de Lages. Após aprovado pelo Poder Legislativo e com a sanção da prefeita Carmen Zanotto, será firmado o termo de concessão para que o Sesc possa iniciar as obras de recuperação do espaço. Somente após a conclusão das melhorias o acervo retornará ao Memorial, restituindo ao público um importante patrimônio histórico da cidade.
Texto e fotos: Rafael Araldi