Memorial Nereu Ramos: Fundação Cultural dá encaminhamento para sequência do projeto de concessão do espaço

Por Luiz Del Moura

Após vistoria minuciosa no acervo, Fundação Cultural de Lages finaliza conferência de itens da lista catalogada dos objetos do Memorial Nereu Ramos

A Fundação Cultural de Lages (FCL) deu um passo decisivo para assegurar a preservação do Memorial Nereu Ramos, importante espaço dedicado ao ex-presidente da República, que morreu em acidente aéreo em 1958. Durante reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) foi aprovada a proposta de concessão gratuita do uso do Memorial ao Serviço Social do Comércio (Sesc), pelo prazo de dez anos. Entre as deliberações aprovadas no Conselho está a condição de que o Sesc assuma a manutenção e conservação do local, mantendo a visitação pública gratuita.

O processo foi precedido de uma criteriosa vistoria e conferência do acervo do Memorial, realizadas por uma equipe técnica da FCL, composta por técnicos, museóloga e pela arquiteta Gessica Coelho, responsável pelo departamento de Patrimônio da instituição. Foram catalogados cerca de 300 itens, incluindo fotografias, medalhas, recortes de jornais e revistas, objetos pessoais e indumentárias, atualmente armazenados na reserva técnica do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), para garantir sua integridade enquanto o Memorial passa por intervenções estruturais.

A superintendente da FCL, Carla Zonatto, destaca que o projeto reflete um compromisso renovado com a cultura lageana. “Estamos tratando este processo com extremo cuidado patrimonial e seguindo as normas e os processos legais. Nosso objetivo é que o Memorial Nereu Ramos não seja apenas um espaço expositivo, mas um ambiente vivo, capaz de valorizar a história local e se conectar com a comunidade. É um novo olhar, que alia preservação e acesso democrático à cultura”, afirma.

Em janeiro e fevereiro deste ano foram realizadas vistorias pela Prefeitura de Lages, contando, em uma delas, com apoio da museóloga do Sesc, Cristina Maria Dalla Nora. No levantamento realizado sobre a estrutura do local foi apontado que o Memorial se encontra em estado precário, exigindo reformas urgentes.

Com a lista do acervo devidamente catalogada, a próxima etapa será o envio do Projeto de Lei (P.L.) à Câmara de Vereadores de Lages. Após aprovado pelo Poder Legislativo e com a sanção da prefeita Carmen Zanotto, será firmado o termo de concessão para que o Sesc possa iniciar as obras de recuperação do espaço. Somente após a conclusão das melhorias o acervo retornará ao Memorial, restituindo ao público um importante patrimônio histórico da cidade.

Texto e fotos: Rafael Araldi

Leia também

Deixe um comentário