Nova dose da vacina bivalente disponível para públicos prioritários em Lages

Por Luiz Del Moura

Pessoas com mais de 60 anos ou imunocomprometidos acima de 12 anos podem se vacinar

A partir desta sexta (8), a Secretaria de Saúde disponibiliza a nova dose da vacina bivalente aos públicos prioritários de pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos.

A gerente da Vigilância Epidemiológica de Lages, Mariana Decker, destaca a importância da vacinação como a melhor estratégia de prevenção. “É muito importante que o público-alvo se vacine para que todos estejam protegidos, caso outras variantes cheguem”.

A rede de saúde do município está abastecida em todos os pontos de vacinação, garantindo a disponibilidade da nova dose da vacina bivalente. Além disso, a Rede de Frio também conta com estoque suficiente para atender à demanda da população-alvo.

Para receber a vacina, é necessário que os usuários tenham recebido a última dose há pelo menos seis meses. No ato da vacinação, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina. Os imunizantes disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra as variantes que circulam no país.

Até novembro deste ano, mais de 380 mil doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em Lages, desde o início da campanha de vacinação em 2021. Isso representa mais de 11,23% da população que recebeu ao menos uma dose da vacina. O reforço, atualmente disponível a todas as faixas etárias a partir dos 5 anos de idade, é uma medida adicional para fortalecer a proteção da comunidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a variante JN.1 foi detectada no Ceará e tem aumentado globalmente, atingindo 3,2% das detecções no mundo. Já a variante JN.3, identificada no Nordeste, está sob investigação em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. As novas variantes, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram detectadas em 47 países.

A Secretaria de Saúde enfatiza a importância da colaboração da população, incentivando todos os elegíveis a participarem da campanha de vacinação para garantir a segurança e a saúde coletiva.

Texto: Thiago Junkes

Leia também

Deixe um comentário

5 + vinte =