Novos “patinhos” em passeios no Tanque

Por Luiz Del Moura

Crianças e famílias de Lages e turistas já podem desfrutar de lazer com os novos “patinhos” em passeios no Tanque

Alegria e diversão garantidas! Com os “pedalinhos” vai ser possível percorrer o lago, respirar ar puro, ouvir os pássaros, sentir a natureza e admirar as belezas naturais e urbanas de Lages

As férias escolares e de trabalho com tempo de sobra para passatempos e o calor do Sol forte formam a combinação perfeita e ideal para o entretenimento ao ar livre. Famosos em lagos, lagoas e espelhos d’água de parques e praças públicos e parques de diversões de vários países, em Lages, os passeios de “pedalinhos”, com os “Patinhos do Tanque”, estão de volta já a partir deste sábado (27 de janeiro) no lago do Parque Jonas Ramos, o Tanque, centro da cidade, com representações ilustrativas de cisnes brancos gigantes, com clima ameno e temperatura de 20ºC.

Os passeios irão acontecer todos os dias da semana, com 31 horas e meia totais semanais de disponibilidade ao público. A expectativa é de que serão 72 pessoas por hora.

Na totalidade são seis “pedalinhos”, opções de divertimento a crianças de todas as faixas etárias, adolescentes, jovens, adultos, idosos, famílias inteiras, visitantes de municípios vizinhos e turistas de lugares distantes. Cada um possui capacidade para dois passageiros.

Os passeios são gratuitos, têm duração de até dez minutos e começaram neste sábado, dia 27 de janeiro. Os dias e horários à disposição serão os seguintes: Segunda a sábado – 14h às 18h

Domingos e feriados – 9h às 11h30min e 14h às 18h

“Pedalinhos” são brinquedos aquáticos, pequenas embarcações para um ou dois passageiros, que acionam suas pás por pedais. São escolhidos como recreação para estes ambientes de baixa profundidade, águas calmas e proximidade das margens.

A direção geralmente é comandada por um volante ou uma alavanca localizada na parte traseira da embarcação. No caso de Lages, um volante em frente ao passageiro do lado esquerdo.

Geralmente fabricados em fibra de vidro, embora existam alguns modelos infláveis, e costumam ter formato de animais, sendo o cisne o mais comum. O princípio de construção está baseado na bicicleta de um ou mais lugares, em que as rodas sejam substituídas por flutuadores e os pedais acionem as correntes ligadas a uma roda de remos.

Nesta atração do Parque Jonas Ramos, as pessoas podem “curtir” os peixes ornamentais do lago e se sentir mais “pertinho” da natureza, bem como, admirar a ilha arborizada; a ilha com chafariz de águas sincronizadas e luzes coloridas vibrantes e com ritmo alternante, projetadas por refletores em Diodo Emissor de Luz (LED – Light Emitting Diode), e o paisagismo no entorno do Parque e a sua calmaria, na contramão da agitação da cidade grande, se re-energizando para suas atividades de rotina.

A alta movimentação do primeiro dia já dá uma amostra do que será adiante. “A novidade e o calor contribuíram com o intenso fluxo de pessoas. Esperamos que as crianças e suas famílias, casais e grupos de amigos desfrutem de momentos de harmonia e do embelezamento do Tanque que preservamos. Foi tudo preparado com segurança à comunidade”, acentua o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe de Souza.

Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo

Leia também

Deixe um comentário

14 + 18 =