Obra de revitalização do Largo da Catedral é inaugurada

Por Luiz Del Moura

A inauguração da obra de revitalização do Largo da Catedral Diocesana ocorreu às 10h30min deste feriado municipal do dia da padroeira de Lages, Nossa Senhora dos Prazeres (15 de agosto – segunda-feira), durante ato solene presidido pelo bispo diocesano, Dom Guilherme Antonio Werlang, e com as presenças do vigário geral, padre Marcos Antônio Costa; prefeito Antonio Ceron, acompanhado da primeira-dama, Salete Ceron; vice-prefeito, Juliano Polese, e de inúmeros secretários municipais. Centenas de fiéis católicos participaram deste ato, realizado logo após o término do Terço rezado em homenagem à Assunção de Nossa Senhora, comemorado em 15 de agosto.

Antes do descerramento da placa de inauguração, houve o pronunciamento do bispo, falando sobre este dia especial da Assunção de Nossa Senhora, consagrado à padroeira em virtude da devoção que o fundador de Lages, Antonio Correia Pinto de Macedo, tinha pela imagem de Nossa Senhora dos Prazeres. Imagem que chegou a Lages trazida pelos primeiros colonizadores portugueses. O Hino de Nossa Senhora dos Prazeres foi cantado pelo músico Paulinho Guazelli. “Agradeço a Deus por este lindo dia. É uma emoção participar deste momento de religiosidade, e da inauguração dessa obra de revitalização. É uma obra importante, pois valoriza a nossa Catedral, marco de religiosidade, e de referência turística de Lages”, destacou o prefeito Antonio Ceron, durante pronunciamento público. “Neste ano, completa-se 100 anos da inauguração da Catedral de Lages, cuja construção iniciou em 1912 e a conclusão em 1º de janeiro de 2022. Esta obra de reforma do Largo da Catedral, portanto, chega em boa hora”, comenta Dom Guilherme Werlang.

O projeto de revitalização foi executado pela Prefeitura de Lages num prazo de 90 dias, a partir de 9 de maio de 2022, totalizando investimento público de R$545.444,28. Toda a pavimentação antiga foi removida e substituída por pedra laje de ardósia. Calçadas com acessibilidade aos deficientes visuais foram construídas em volta da Catedral, bem como uma rampa lateral para acesso aos deficientes físicos ao interior do templo religioso. Novas floreiras, dez bancos de madeira com estrutura metálica, e luminárias também fazem parte do projeto de revitalização.

Programação religiosa

As atividades religiosas alusivas à comemoração do Dia da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres iniciaram às 9h30min, na Catedral, com a oração do Terço. Neste dia 15 de agosto, serão celebradas duas missas, na Catedral: a primeira às 16 horas e a segunda às 19h30min (encerramento da novena).

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

1 × 3 =