Obras nas avenidas Duque de Caxias e Maria Luiza reforçam contenção de encostas

Por Luiz Del Moura

Serviços estão em andamento com supervisão da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Objetivo é evitar possíveis deslizamentos. Medida garante melhoria de espaços urbanos e segurança para passagem de veículos e pedestres

A Prefeitura de Lages continua atenta à infraestrutura urbana e condições das ruas da cidade. Entre os serviços de rotina da Secretaria de Obras e Infraestrutura está o reforço ou construção de contenção de encostas. Recentemente dois endereços foram mapeados e se enquadraram nesta situação.

Na avenida Duque de Caxias, a intervenção acontece na altura do cruzamento com a rua Getúlio Vargas, onde havia risco de erosão nas laterais do rio. E na própria ponte um buraco atrapalhava a passagem de pedestres, ameaçando ceder. O local está situado no bairro Conta Dinheiro e é bastante movimentado, pois poucos metros adiante está o acesso à BR-282, em ambos os sentidos, e também a continuidade do bairro, junto ao Batalhão Ferroviário, Parque de Exposições Conta Dinheiro e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por exemplo.

Existem diferentes técnicas de engenheira para a execução deste tipo de serviço. Basicamente o intuito principal é corrigir instabilidades no solo e impedir desmoronamentos de terra e o avanço de alagamentos em áreas próximas a cursos d’água. Nesse caso, uma empresa contratada auxilia com maquinário e mão de obra, mas com sua expertise técnica, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, está à frente da fiscalização e acompanhamento das atividades.

A proteção extra à margem do rio vai permitir que o solo volte a se estabilizar e garantirá a devida segurança a pedestres e veículos que passam diariamente pelo local. “É um trabalho sempre complexo pois envolve a experiência dos envolvidos. As pedras não são apenas descarregadas, mas distribuídas uma a uma, de modo a formar a devida contenção. Em dias de chuva, esse tipo de intervenção requer ainda maior observação”, avalia o Secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.

Outro caso, de maiores proporções, é na avenida Maria Luiza, no bairro de mesmo nome. Apesar de semelhante, lá a situação é mais ampla pois envolve a pavimentação asfáltica da via. Com as obras em andamento, o projeto previu também instalar novas tubulações, abrir galerias de escoamento de água pluvial e reforçar a contenção das encostas com enrocamento de pedras (estrutura ajustada para proteção das laterais).

O trabalho vem sendo executado por empresa terceirizada. O processo licitatório foi assinado em junho do ano passado e as obras já deveriam ter sido finalizadas. Neste caso, além de monitorar a qualidade dos serviços, a Secretaria de Obras e Infraestrutura também readequou o cronograma e vem fiscalizando o cumprimento dos novos prazos.

Com infraestrutura urbana completa: da via e dos dispositivos de drenagem pluvial, a área também estará protegida contra possíveis desastres naturais. “O curso d’água será totalmente escoado, com a redefinição do córrego, que antes corria a céu aberto. Agora o terreno está sendo preparado, com o uso de escavadeiras e materiais devidamente dimensionados para atender a região. Além de garantir que as tubulações estejam desobstruídas, a comunidade será beneficiada com uma avenida revitalizada”, finaliza.

Texto: Priscila Dalagnol

Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura / Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

18 − 13 =