Ponte do Guará está sendo consertada

Por Luiz Del Moura

A travessia para caminhões e demais veículos pesados ocorrerá somente depois de pelo menos 20 dias

As obras de reparos na plataforma da ponte sobre o rio Guará, acesso às regiões do Cajuru e Morrinhos, na Coxilha Rica, iniciaram nesta semana e a previsão é de que já a partir de segunda-feira (13), esteja liberada a travessia da ponte para automóveis, camionetas e Vans.

A passagem de caminhões sobre a ponte está interditada há cerca de 30 dias e continuará assim por pelo menos mais uns 20 dias, tempo suficiente para a cura da concretagem da parte avariada”.

O secretário de Agricultura e Pesca, Ozair Coelho (Polaco), explica que a Prefeitura de Lages contratou de forma emergencial os serviços da empresa Ventura Pré-Moldado, para o conserto da ponte. “Já foi feita a substituição de uma placa de concreto de sustentação, a qual encontrava-se desgastada, e logo em seguida realizada a concretagem da plataforma. Tudo isso com concreto armado, também vamos fazer a implantação de viga na lateral no guarda-corpo da ponte”, disse Polaco.

Cura do Concreto

De acordo com explicações técnicas, “a cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento”.

Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes

Leia também

Deixe um comentário

vinte − 8 =