Prefeitura concede Certificado de Honra ao Mérito a 32 servidores efetivos recém aposentados

Por Luiz Del Moura

“Eu me sinto realizada, pois se estou aqui é em virtude de grande esforço. Sempre fui bem acolhida pela comunidade, pelos estudantes e suas famílias. E me sinto amada e amo estas pessoas que passaram pela minha jornada. A gente se torna uma pessoa inesquecível.” – Margarida Maria Becker

Todo profissional passa bem mais horas do seu dia dedicado ao trabalho, em produção e no convívio com colegas do que com a própria família. A execução do seu ofício se transforma em evolução à sociedade. No caso do serviço público, o ofício desempenhado reflete na coletividade do município. Em Lages, a prefeitura apreciou e enobreceu o tempo, qualidade e ascensão da prática laborativa de 32 servidores públicos municipais efetivos (concursados) em consolidação da aposentadoria recentemente. A homenagem do Poder Executivo se materializou na concessão de Certificado de Honra ao Mérito na manhã desta quarta-feira (22 de maio), no gabinete do prefeito Antonio Ceron, ambiente público cujo vários destes servidores conheceram pela primeira vez nesta mesma data.

Entre os 32 aposentados, a maioria professores e, os demais, auxiliares de serviços gerais de limpeza, motoristas, atendentes, auxiliares e agentes administrativos e enfermeiros.

A cada trimestre, em torno de 30 servidores efetivos entram em aposentadoria, de acordo com o Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi). Portanto, quatro grupos de aposentadorias anualmente.

A cada três meses, acontece a solenidade de homenagem ao grupo mais recente. Em 2024 já houve dois eventos e até o fim deste ano, o dobro. Média de dez aposentadorias efetuadas mensalmente junto ao LagesPrevi.

Geralmente, 80% do tempo total de serviço dos profissionais que se aposentam foram disponibilizados à prefeitura; no caso dos professores, pode ser 100%.

A cerimônia formal de entrega foi regada à expectativa, emoção, nostalgia, sensação de dever cumprido e agradecimento. Os servidores aposentados foram recepcionados pelo prefeito Antonio Ceron; vice-prefeito, Juliano Polese; presidente do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi), Aldo da Silva Honório, e presidente do Conselho Administrativo do LagesPrevi, Amilton Werlich.

1.400 servidores efetivos ativos

Atualmente, o LagesPrevi contabiliza 1.400 servidores efetivos ativos contribuintes e 1.300 servidores aposentados. Em âmbito de regra geral, homens se aposentam aos 65 anos e mulheres aos 60. No caso de professores, cinco anos antes.

O respeito dos cidadãos como o melhor prêmio. “Agradecer diariamente ainda não seria suficiente para mensurar a relevância destes profissionais que estão cotidianamente olho no olho com os contribuintes de Lages, em suas funções técnicas e intelectuais bem sucedidas. Nosso ‘obrigado’ e desejo de saúde, vida longa e novos projetos pessoais de vida concretizados”, sintetiza o prefeito Antonio Ceron.

Rotatividade em razão dos ciclos de períodos gera troca de experiências entre gerações distintas. “Profissionais terminam sua estrada na prefeitura, outros dão o pontapé inicial. Naturalmente existe o compartilhamento de vivências, e isto não tem preço, tem valor. Agradecemos aos servidores aposentados e prospectamos longevidade e novas alegrias”, identifica o presidente do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi), Aldo da Silva Honório. Os servidores ausentes receberão seus certificados posteriormente.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Emellin Camargo e Greik Pacheco

Leia também

Deixe um comentário

4 − um =