Prefeitura planta 100 mudas de ipê no pátio do complexo Jones Minosso

As novas árvores irão compor o projeto de arborização e paisagismo desta que é a maior praça poliesportiva de Lages

Por Luiz Del Moura

Um total de 100 mudas de ipê foram plantadas no pátio do complexo esportivo do Ginásio Municipal Jones Minosso, na manhã de sábado (2 de outubro), em uma ação ecológico-ambiental de iniciativa da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e o Colégio Bom Jesus Diocesano com a parceria do Sindimadeira e do Centro Agro Veterinário da Udesc.

As mudas plantadas, e que a partir de agora serão cultivadas pela equipe de paisagismo e jardinagem da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, são de ipê das cores amarelo, branco, rosa e roxo. Conforme o projeto paisagístico, depois de floridos, os pés de ipê formarão alamedas coloridas e multiformes.

A ação

A iniciativa do projeto foi do Colégio Bom Jesus, prontamente aceita pela Prefeitura, sendo que as mudas foram doadas pelo Sindimadeira, com a parte técnica confiada à professora do curso de Engenharia Ambiental do CAV-Udesc-Lages, Maria Raquel. A professora disse que esta atividade se enquadra no projeto de extensão Arboriza Lages, já desenvolvido em nível do curso de Engenharia Ambiental.

O prefeito Antonio Ceron, que estava acompanhado do secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues, e do superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Renatinho Júnior, falou sobre a necessidade de arborização da área do Ginásio Jones Minosso. “Há algum tempo, já havia falado com o Renatinho sobre o entorno do ginásio, pois ao olhar para ela o aspecto era de vazio, sem nenhum atrativo. E agora, com a arborização, o problema será resolvido. Esta área ganhará vida, com os ipês floridos”, disse o prefeito, Antonio Ceron.

“Na verdade, o que se quer é justamente uma cidade mais arborizada, com o plantio e o cultivo de árvores sendo devidamente projetados e tecnicamente bem cuidados. E é isso que poderá ser visto, em breve, no Parque Jonas Ramos (Tanque), cujo novo projeto de paisagismo já está sendo elaborado”, afirmou o prefeito.

Técnica de Plantio e Cultivo

Durante o ato de plantio das 100 mudas de ipê, a professora do CAV-Udesc, Maria Raquel fez uma amostragem técnica de como se deve plantar e cultivar uma muda de árvore. Ela explicou, detalhadamente, como isso é feito, começando pela abertura das covas, ou berços, como ela fez questão de chamar: “uma muda de árvore é um ser vivo e precisa de um berço e de muito amor para crescer e sobreviver”.

Maria Raquel mostrou como deve ser aberto o “berço”, bem como assentada e nivelada, ao terreno, cada uma das mudas, para que possam receber oxigênio, desenvolver as raízes e melhor receber a água das chuvas. Para isso, precisa-se de técnica, antes de tudo, como explicou a professora de engenharia ambiental.

Também participaram do plantio inicial, a gerente de paisagismo da secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Danusia Vieira Sartori, o gestor educacional do Colégio Bom Jesus, Márcio Batista de Souza e o coordenador deste educandário, Felipe Oliveira.

Neste ano, no dia da Árvore, por iniciativa da Prefeitura de Lages, já haviam sido plantadas 20 mudas de árvores em uma área do entorno do Ginásio Jones Minosso, ação esta que teve a participação do prefeito Antonio Ceron e dos secretários Delfes Rodrigues e Renatinho Júnior, entre outras autoridades.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa

Leia também

Deixe um comentário

3 × 2 =